Páginas

blog layout

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Celulite... o terror das mulheres...

É por isso que eu sou paranóica... ha ha ha ha... e as pessoas não entendem!!!

Mas depois de ter estudado esses assuntos de estética na faculdade e amo trabalhar com Fisioterapia dermato funcional, eu tenho que me cuidar e confesso que eu prezo muito pela minha beleza física! No momento, estou sem fazer atividade física, por pura preguiça mesmo, mas aí eu procuro compensar na alimentação.

O fibro edema gelóide (FEG), conhecido erroneamente como "celulite" (pois o prefixo "ite" indica inflamação, e não é o que ocorre nesse caso), na verdade é um edema no tecido em consequência de alterações metabólicas e circulatórias que envolvem desde o tecido adiposo até a derme. 

As células de gordura recebem oxigênio e nutrientes do tecido conjuntivo existente à sua volta e, em troca, liberam o excesso de água e as toxinas. Quando há uma falha qualquer nesse mecanismo, estes elementos deixam de ser eliminados, fazendo com que as células inchem e comecem a se aglutinar, comprimindo os vasos sanguíneos. Há uma perturbação histoquímica do tecido conjuntivo, com consequente polimerização (nódulos) dos ácidos mucopolissacarídeos, ocorrendo a reação fibrosa¹.

É possível classificar o FEG em generalizada, que afeta mulheres e homens obesos, sendo acompanhada de transtornos circulatórios; e, em localizada, onde são afetadas, principalmente, a região lombosacra, membros superiores e inferiores, e raramente, nuca e tronco¹.


O sistema linfático divide-se em: capilares linfáticos, vasos pré-coletores, coletores, os troncos linfáticos, o ducto linfático, linfonodos e linfa. É um sistema que transporta a linfa da periferia ao centro em um único sentido. Através das suas funções sobre o organismo, é possível a melhora e o controle do FEG. Talvez a principal função do sistema linfático seja a eliminação de parte das substâncias originadas pelo metabolismo celular, restos celulares e microrganismos, do interstício2.


A drenagem linfática pode ser indicada por agir na evacuação de líquidos ricos em proteínas e toxinas que tornam o tecido cutâneo edemaciado e com aderências teciduais, normalizando o pH intersticial, favorecendo a nutrição e oxigenação tissular3.

Associado a qualquer tratamento visando a melhora do FEG, está, também, a mudança de hábitos da pessoa. A alimentação é algo muito importante para o sucesso de um tratamento estético. Vou dizer coisas que eu passei a fazer, já que não estou fazendo exercícios físicos regulares:

- Beber muita água;
- Esquecer o refrigerante, só tomar se for a única opção... e quando eu preciso tomar refrigerante eu me restrinjo a 1 copo, apenas;
-  Esquecer excesso de sal... eu peco quando vou ao McDonalds, porque aquela batata frita é uma bomba de sal!
- Comer bastante fruta;
- Tomar sucos naturais da fruta e sem açúcar;
- Esquecer fritura... mais uma vez eu peco indo ao McDonalds, mas quero deixar bem claro que eu só vou umas 2 vezes por mês e, às vezes, nem isso!

E se você não estiver morrendo de preguiça, como eu, acrescente ao seu tratamento uma boa dose de exercícios regulares... vai ajudar muito!!!

Páro por aqui, por hoje, mas esse artigo vai ter continuação, pois quero ainda falar sobre mais três armas contra a celulite, que concerne à minha área de trabalho. Agora me retiro para fazer o almoço aqui da minha casa, COM POUCO SAL!!!! ha ha ha ha

To be continued....

______________________________________________________________
1. Pereira, F. Eletroterapia sem mistérios: aplicações em estética facial e corporal. 3 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2007.
2. Malffei, F.H.; Lastória, S.; Rollo, H. Doenças Vasculares periféricas. 3 ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2002.
3. Borges, F.S. Dermato-funcional: modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. São Paulo: Phorte, 2006.

2 comentários:

  1. Tem umas das suas dicas que já faço.O meu problema é com os doces mesmo.Os terríveis doces...Vou ficar no aguardo para a parte 2 da série, hahaha!


    Bjos

    ps: postei sobre o retiro hj

    ResponderExcluir
  2. Eu tb Gi, tenho que manerar mais nos doces, e são eles os grandes causadores de vários males estéticos... ai, tragédia!!! :S kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Comentarios sao bem-vindos...