Páginas

blog layout

domingo, 21 de novembro de 2010

Fisioterapia Dermato Funcional - uma aliada da beleza e da saúde estética funcional

Com o aumento na expectativa de vida do ser humano, pode-se ver uma busca crescente e contínua por uma melhor qualidade de vida. Em resposta a essa pergunta surgiram vários procedimentos na área da estética funcional, a fim de atender a necessidade das pessoas de envelhecer com qualidade e de bem consigo mesmas.

Os cuidados com a estética não é privilégio dos povos de hoje. Achados pré-históricos documentam costumes religiosos de cobrir os mortos com óxidos férricos. Em tumbas achadas em 1922, foram encontrados cremes, incenso e azeite juntos com os utensílios para decoração e tratamento do corpo todo¹.

A Bíblia relata, no livro 2 Samuel, capítulo 14, verso 25, que não havia em todo Israel homem tão celebrado por sua beleza como Absalão, filho do Rei Davi. Diz-se que da planta do pé ao alto da cabeça, não havia nele defeito algum. Outro relato bíblico que se pode citar consta da época de Jesus, no livro do apóstolo João, o mesmo documenta, no capítulo 12, verso 3, o uso de produtos para os cuidados da pele, pois Maria, irmã de Marta, usou um bálsamo de nardo puro para ungir os pés de Jesus².

Ao chegar à Idade Média, a fase religiosa do Cristianismo reprimiu o culto à higiene e à exaltação da beleza. A influência da Igreja era grande, extinguindo até os Jogos Olímpicos. Evidencia-se a separação do corpo e da alma, prevalecendo a alma sobre o corpo. O bem da alma estava acima dos prazeres da carne. O corpo tornou-se culpado, perverso e necessitado de purificação. Do século XIV a meados do século XV, as mulheres foram duramente reprimidas e morreram aos milhares, foi o período de caça às bruxas. Qualquer uma poderia ser julgada como bruxa e submetida às cruéis regras do Malleus Maleficarum, produto religioso e político dos mais importantes da Idade Média. Servia à igreja de acordo com sua conveniência e justificava verdadeiros crimes contra populações denominadas "bárbaras"³.

Ao Renascimento, em meados do século XV, surgem, novamente, os cuidados com o corpo, nascendo o perfume para compensar a falta de higiene. Durante os séculos XVII e XVIII, na Idade Moderna, artigos de beleza, como pomadas, azeite, depilatórios, águas aromáticas e sabão, foram comercializados de forma intensa. Na idade Contemporânea, no século XIX, matérias-primas foram criadas para a evolução dos produtos cosméticos. Hoje, percebe-se a competição acirrada de diversas marcas de cosméticos, que prometem poderosos componentes no controle do envelhecimento cutâneo, higiene, fortalecimento e embelezamento dos cabelos, unhas etc¹ .

Ao início da Fisioterapia (período de 4000 a.C. a 395 d.C.) a preocupação era apenas em casos de doenças. Ela era tratada apenas como terapia curativa a partir do momento em que a pessoa se encontrasse doente. Com o passar do tempo foi-se percebendo que a Fisioterapia poderia ajudar a beleza física e os cuidados com o corpo (Séculos XV a XVI - início da Cinesioterapia).

Do século XVIII a XIX, houve o período de transformação social caracterizado pelo uso de máquinas e produção em grande escala, ocasionando lesões por movimentos repetidos. Nos séculos XIX e XX há necessidade da manutenção e prevenção do ser humano, através de exames e exercícios de reabilitação.

No fim do século XX, início do século XXI, a área da Fisioterapia Dermato Funcional começou a ser estudada. Atualmente, essa érea da Fisioterapia atua em vários campos e especialidades.

Portanto, a Fisioterapia Dermato Funcional é ampla e abrange diversas áreas da Fisioterapia, por isso a importância da formação do fisioterapeuta generalista focando a especialidade dermato funcional. Sendo um profissional com conhecimentos interdisciplinares, os fisioterapeutas dermato-funcionais não se restringem apenas às clínicas de estética, mas podem atuar, também, em hospitais, ambulatórios, consultórios, centros de reabilitação, em áreas que possuam projetos de saúde coletiva, nas escolas, nas indústrias e no esporte.


Introdução do meu TCC como graduanda do curso de Fisioterapia, na FIC, em 2009.2

BIBLIOGRAFIA

1. Horibe, E.K. Estética clínica & cirúrgica. Rio de Janeiro: Revinter, 2000.
2. Bíbila Sagrada. Traduzida em Português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. 2 ed. Barueri, SO: Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.
3. Paim, M.C.C.; Strey, M.N. Corpos em metamorfose: um breve olhar sobre os corpos na história, e novas configurações de corpos na atualidade. Revista Digital. Buenos Aires, ano 10, nº 79 dez 2004. [Acesso em 15 Agosto 2008] Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd79/corpos.htm.
4. Rebelatto, J.R.; Botomé, S.P. Fisioterapia no Brasil: fundamentos para uma ação preventiva. 2 ed. São Paulo: Manole, 1999.
5. Guirro, E.; Guirro, R. Fisioterapia Dermato-funcional: fundamentos, recursos, patologias. 3 ed revista e ampliada. Barueri, SP: Manole, 2004.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentarios sao bem-vindos...