Páginas

blog layout

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Acne - Há solução para isso?

A acne vulgar ou acne juvenil é a dermatose mais frequente nos jovens. As lesões surgem na puberdade, em ambos os sexos, em quase todos os indivíduos, desaparecendo entre os 20 e 25 anos. As lesões são de várias intensidades, podendo até perturbar a qualidade de vida e desencadear ou agravar problemas emocionais. A acne é uma afecção dos folículos pilosebáceos que se localizam na face e na região ântero-posterior do tórax. Para que ocorra a eclosão da acne vulgar são fundamentais a hiperqueratose folicular e a hipersecreção sebácea.

O quadro clínico da acne vulgar é polimorfo, caracterizado por comedões, pápulas, pústulas, nódulos e bcessos localizados na face, ombros, e porção superior do tórax, e geralmente associado com a seborréia. A acne classifica-se em não inflamatória e inflamatória.

Acne Não Inflamatória
Grau I - Acne comedônica (comedões = mais conhecidos como "cravos", "pontos pretos")


Acne Inflamatória
Grau II - Acne papulopustulosa
Grau III - Acne nódulo-abdacente
Grau IV - Acne conglobata
Grau V - Acne fulminante

Para seu tratamento foram desenvolvidos quimioterápicos e entibióticos tópicos e sistêmicos, que controlam a erupção sem curar definitivamente a acne, eles são indicados mais precisamente para os graus I e II.

A Fisioterapia age, geralmente, nas sequelas da acne ou na sua prevenção. O desincruste, que só é possível com a corrente galvânica, é uma técnica que consiste em limpar a pele, vaporizando-a com vapor ozonizado, a fim de dilatar os óstios (poros) e suavizar as partes exteriores. Logo após, aplica-se um liquido desincrustante de pH devidamente controlado. Está indicado para peles lipídicas (oleosas), seborréicas, a acne não-inflamatória (grau I). E é contra-indicado para peles com lesões, acne graus II, II e IV, rosácea, telangiectasias e peles alípicas (secas).

Pode-se utilizar, também, a microcorrente, que é um tipo de eletroestimulação que utiliza correntes com parâmetros de intensidade na faixa dos microampéres, e são de baixa frequência, apresentando correntes contínuas e alternadas. É chamada de MENS (Micro Electro Neuro Stimulation). Essa corrente não visa à excitação de nervos periféricos, e por ter características subsensoriais, não causa desconforto ao paciente. Na acne ela tem ação antiinflamatória, bactericida e cicatrizante.

A limpeza de pele também pode ser feita em casos de prevenção da acne, afinal, limpar a pele é fundamental para a eliminação de impurezas, desobstruindo os poros, a fim de melhorar seu metabolismo e oxigenação. Nela são retirados os comedões (vulgo "cravos"), que é uma forma clínica da acne.

A microdermoabrasão (também conhecido como peeling físico) e o peeling químico são excelentes tratamentos para peles acnéicas. Na Antiguidade as mulheres egípcias banhavam-se em leite fermentado para amaciar a pele; elas não sabiam, mas faziam uso do ácido láctico, que é um alfa-hidroxiácido.


Pode-se notar que os cuidados com a pele é antigo, até mesmo o uso de ácidos, e na Fisioterapia Dermato Funcional o uso de ácidos tem se tornado muito importante em vários tratamentos patológicos estéticos.
 
Os ácidos são substâncias que possuem seu pH inferior ao da pele, transformando-a em uma região ácida, proporcionando um peeling químico (esfoliação) que poderá ser muito superficial, superficial, médio ou profundo – dependendo de sua porcentagem e seu pH.


Essa técnica consiste em uma lesão programada e controlada com coagulação vascular instantânea, proporcionando o rejuvenescimento da pele com redução ou desaparecimento das ceratoses e alterações actínicas, discromias pigmentares, rugas e algumas cicatrizes superficiais. A escolha do agente ou da técnica utilizada vai depender de dois fatores: quadro clínico apresentado e fototipo cutâneo classificação de Fitzpatrick (Quadro 1).



As contra-indicações deste tratamento podem ser absolutas no caso de peles com ferimentos, cicatrizes recentes de pós-cirúrgico, herpes zoster e alergias ao ácido. E as relativas são: condições da pele clinicamente sensíveis, eritemas solar ou pós-depilatório, pacientes que estão fazendo uso de soluções ou cosméticos ácidos com objetivos de esfoliação. Deve-se suspender a exposição ao sol durante do tratamento, a fim de prevenir melasmas (manchas escuras) e o envelhecimento precoce da pele. A região do contorno dos olhos exige muita cautela, visto ser uma região extremamente sensível e delicada.

A limpeza da pele é algo essencial para todo indivíduo, ao menos uma vez por mês deve-se fazer uma limpeza de pele profissional, e em casa adotar produtos de limpeza facial e corporal adequados ao seu tipo de pele, e que sejam produtos bons! Outro produto onde não se pode economizar é o PROTETOR SOLAR!!! Extremamente importante usar o protetor solar todos os dias antes de sair de casa, mesmo que o dia esteja nublado, isso vai evitar o envelhecimento precoce da pele, como também evitar manchas causadas pelo Sol, e não exacerbar o quadro de acne.

A alimentação é outro fator estrela para a saúde da sua pele, e de todo o seu corpo, convenhamos! Uma dieta pobre em açúcar e gorduras, e rica em fibras (frutas e verduras) vai melhorar sua saúde em 80%. Chá verde, folhas verdes escuras, abacaxi e melancia são ótimos para desintoxicar a pele. Gema de ovo, cenoura, batata doce, manga, mamão e goiaba são excelentes para diminuir a produção de sebo (acho que é por isso que a minha produção de sebo é controlada... eu como bastante mamão! hahaha). Os vegetais, cereais integrais e a aveia possuem vitamina do complexo B, que regulam o metabolismo hormonal. E, como última dica, beba bastante água, no mínimo 8 copos por dia, porque além de manter sua pele hidratada, você também ajuda a retirada de impurezas do seu organismo!


Espero que esse post tenha ajudado um pouco...


Boa parte desse post foi retirado, também, do meu TCC como graduanda do curso de Fisioterapia, pela FIC, em 2009.

3 comentários:

  1. Oi Sam... óia eu aqui!!! =)
    Flor, muito informativo seu post. Graças a Deus eu não tenho problemas com acne (tá, td bem... as vezes uma ou outra sempre dão o ar da graça)... mas serviu para me mostrar que eu preciso cuidar mais da minha pele, mais por questão de saúde mesmo! bjoks

    ResponderExcluir
  2. oi querida qria agradecer-lhe pelo carinho, já tô te seguindo, me segue tbém tá?
    bjokas!

    ResponderExcluir
  3. Ah é amiga, temos que cuidar da nossa pele o quanto antes para chegar aos 40 com cara de 30, pelo menos.... kkkkkkk... Eu, hoje em dia, fujo do sol e passo protetor solar sempre antes de sair de casa!!! Não posso me arriscar... Passo sabonete no rosto pra controle da oleosidade, enfim... cuido mesmo... pela manhã eu não consigo dispensar meu mamão com aveia básico, é um ritual já, além de me oferecer fibras ainda me hidrata bastante... Bjsssss.... ;)

    ResponderExcluir

Comentarios sao bem-vindos...