Páginas

blog layout

domingo, 10 de abril de 2011

O que você come é saudável?

Olá galera,

hoje estou aqui para falar sobre alimentação. Será que o que nós compramos no supermercado é saudável? E o que nós comemos fora de casa, nos restaurantes e lanchonetes? Hoje eu assiti a um filme / documentário que me deixou de orelhas em pé, chama-se Comida S.a. (Food, Inc. - USA 2008). 

Nesse documentário o diretor busca descobrir como é que os alimentos são produzidos e tratados antes de chegarem às prateleiras dos supermercados, e às lanchonetes e restaurantes. E o que ele descobriu foi assustador. Ele descobriu verdadeiras fábricas de produção de animais em massa, sem qualquer condição de higiene. Frangos e bovinos vivendo em condição sub animal, eles não tem espaço para si, não tem conforto, eles se misturam aos seus próprios excrementos. E quando são levados aos matadouros os seus excrementos são misturados à carne e a carne é contaminada.

Todos esses animais são alimentados com ração à base de milho. Mas o gado foi feito para se alimentar de grama, não de milho. Essa alimentação à base de milho, causa uma super colonização de super bactérias chamada E. Coli 0157:H7, super destrutiva ao ser humano. Isso foi feito em análise laboratorial e tudo, mostrando-se no filme.



Os frangos recebem quantidades absurdas de antibióticos e outros medicamentos para crescerem em sete semanas e serem prontas para o abate, muitos morrem antes de serem abatidos por não aguentarem a carga de medicamentos em seus organismos. Quando eu vi o que acontece nesses criatórios, eu fiquei chocada!

Assista e veja a realidade dos criatórios de frango...




E tudo isso sob o monopólio de indústrias riquíssimas de alimentos, que buscam baratear os alimentos, mas será que isso é, realemente, baratear os custos para a sociedade? E os gastos com saúde depois que se fica doente por causa desses alimentos modificados e contaminados? E os gastos com tratamentos contra a obesidade porque é mais barato comer um hamburguer do que brócolis?

Isso está acontecendo nos Estados Unidos, esse documentário é especialmente de lá. Mas e aqui no Brasil? Qual será a situação da indústria alimentícia aqui no Brasil? Se nós não paramos até agora para pensar sobre isso, eu acho que está mais do que na hora de parar e pensar à respeito desse assunto, que nos diz respeito demais!

Assista ao vídeo da mãe contando como o seu filho, Kevin, morreu aos 2 anos de idade, após ter comido um hamburguer contaminado pela E. Coli 0157:H7. Ele morreu em 12 dias. Para quem não entende Inglês eu vou resumir a história: ele começou a ter diarréia, e assim que eles observaram sangue junto com as fezes da criança, eles foram ao hospital imediatamente. Foi quando ele fez o teste bacteriológico das fezes e foi constatada a citada bactéria. Mas daí os médicos já avisaram que os rins da criança começavam a falhar, ele, então, iniciou a diálise. Ela conta que não podia dar água para o filho e ele implorava por água, e tudo o que ele podia fazer era embeber uma pequena esponja em água e molhar os lábios do filho... eu fico imaginando o sofrimento dessa mãe ao ver o filho nesse estado!


Tudo o que essa mãe quer hoje é ajudar para que outras pessoas não sofram o mesmo que ela sofreu, e ela luta até hoje contra as indústrias alimentícias dos EUA. Foi proposta uma lei, chamada Kevin's Law, onde é proposto que a USDA tenha plenos poderes para fiscalizar toda carne produzida antes que ela chegue a ser consumida, justamente para checar se essa carne está apta para consumo ou não. Mas essa lei nunca conseguiu ser aprovada, pois não é viável, financeiramente, eles alegam que sairia muito caro e que é desnecessário! 

Leia...

"O projeto foi originalmente apresentado pelo Dep. G. Anna Eshoo, D-Palo Alto, como HR 3160, no 109 º Congresso. [3] [4] Esta lei nunca tornou-se lei, uma vez que foi encaminhado à comissão, mas nunca relatados por comissão, nem votado. Versões do projeto de lei foram introduzidas em cada congresso posterior, mas a partir de abril 2010, nunca foram entregues fora do comitê.

Lei Kevin iria reforçar a capacidade do governo dos EUA para evitar que a carne contaminada e aves entrem na cadeia alimentar por:

- Exigir do United States Department of Agriculture (USDA) para identificar os patógenos que ameaçam a saúde humana (por exemplo, Salmonella, E. coli O157: H7, Listeria monocytogenes).

- Exigir que o USDA para estabelecer padrões de desempenho para reduzir a presença desses patógenos em carnes e aves.

- Afirmar que o USDA tem autoridade para impor suas próprias normas fechando plantas que continuamente violação de normas básicas de saúde. Tribunais têm sustentado que o USDA não tem essa autoridade, na ausência de legislação que autoriza explícito.

Processadores de carne de empresas têm feito lobby contra a Lei de Kevin, argumentando que aumentaria o custo dos alimentos e é desnecessário." Fonte: Wikipedia - Kevin's Law

Veja o trailer do filme "Food, Inc.", que eu recomendo a todos que assistam.





Finalmente, quero que você assista a esse pequeno filme chamado "Acidente da Torre 37", no qual nos faz refletir sobre o que o ser humano está fazendo com o meio ambiente, e quais as consequências disso, se você começar a assistir, você vai querer ver até o fim, é realmente muito intrigante:




Quer saber mais? Acesse o site: http://www.takepart.com/

3 comentários:

  1. Com certeza nossa alimentação está bem longe da ideal!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amiga, confesso q nem tdo q comemos é saudá vel, mas aff!
    fzer op q?
    bjokas e obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir

Comentarios sao bem-vindos...