Páginas

blog layout

domingo, 27 de março de 2011

Exercícios e baixa imunidade!

Oi gente,

depois do show maravilhoso do Air Supply, passei o sábado dando aula, super bem, as aulas do sábado são maravilhosas e gratificantes para mim. Mas no fim do expediente eu comecei a sentir dor nas costas, à noite minha garganta começou a ficar ruim, e aquela dor se espalhando pelo corpo até dar a febre.

Mas como eu não sou leiga no assunto, eu já associei as coisas. Meu sistema imunológico é excelente, ele combate vírus a todo instante. Mas eu comecei a musculação semana passada, associado a isso tive perto de pessoas com gripe na escola, associado a isso tudo falta de tempo e grana para estar se alimentando bem a todo instante, né?! E olha que eu sempre levo um lanche para antes ou depois da musculação.

Mas fui buscar mais informações a respeito disso e eu achei um texto muito interessante de uma nutricionista. Ela fala exatamente sobre exercícios x imunidade. Essa semana devo me cuidar, o chato disso tudo é perder academia e perder tudo que eu já tinha conquistado na semana passada. É osso!!! Mas vamos lá, tenho que cuidar da minha garganta e voz essa semana...

Imunidade X Exercícios
Escrito por Maria Lígia de Azevedo Valim Gobbo   
Seg, 01 de Junho de 2009 20:14
img11
Imagina-se que atletas tenham ótima imunidade (resistência à infecções), o que não é verdade, devido treinamento intenso e de grande volume, estes indivíduos tem após treinos, diminuição de linfócitos, que são células produtoras de anticorpos, responsáveis pela nossa defesa contra microorganismos.

Por isso, os atletas têm que ficar ainda mais atentos à sua alimentação na tentativa de minimizar esta ocorrência. Ao invés do que muitos pensam em compensar este efeito com suplementação de vitaminas e minerais, um dos fatores que mais contribuem para esta queda na imunidade é a falta de carboidratos! Os carboidratos reduzem a liberação de cortisol(hormônio), que é um dos responsáveis por esta queda na imunidade.

Além de consumo adequado de carboidratos durante e logo após exercícios, que minimizaria esta queda na imunidade, o uso de alguns aminoácidos também poderia colaborar, como é o caso da Glutamina. A Glutamina é um aminoácido utilizado por estas células de defesa, inibindo infecções de vias aéreas superiores, conforme alguns estudos demonstraram.

Também em estudos foi demonstrado a importância dos chamados antioxidantes ( já citados em texto anterior ) para colaborar neste controle da imunidade. Para os indivíduos que praticam exercícios de mais baixa intensidade e em torno de 1 h / dia, este feito é inverso, ou seja, há uma melhora na imunidade, portanto pensando em Qualidade de Vida, tenha uma dieta balanceada e pratique exercícios moderados e com regularidade !!!!

Maria Lígia de Azevedo Valim Gobbo
Nutricionista - CRN 3 - 1914

Bjs!

4 comentários:

  1. Oi amiga, vc viu a minha menssagem neh?
    aff q luta viu miga! fala sério.
    Eu lembrei-me logo de vc pq eu imaginei, poxa, vou ligar para a Samia e pra ela ver se consegui falar no tal 0800, pq eu ñ consegui completar a ligação de geito algum, caso vc conseguisse ia pedi q comprasse e enviasse, mas tdo isso se chegasse no mesmo dia, só q infelizmente ñ foi possível neh?
    tdo bem, fzer o q neh?
    Agora é repeti a Us amanha e ver o q o médico irá decidi.
    Qnt a vc, é o gito é se cuidar mesmo.
    Amiga estou procurando coragem para entrar na academia.aff1
    preguiça tá de matar.....
    beijokas1

    ResponderExcluir
  2. Ai, amiga, sinto muito não ter ajudado! Mas acho muito difícil mesmo que eles entregassem no mesmo dia, de qualquer forma! Mas vamos ter fé que vai dar tudo certo! E, quanto a academia, você tem que se forçar a ter coragem muitas vezes... kkkk. Mas eu estou gostando muito. Eu já sei como devo me cuidar e assim vou fazê-lo. Bjsss... ♥

    ResponderExcluir
  3. que legal, vc foi no show do air supply... adoro as musicas deles! Samuca, é dureza deixar pra tras as conquistas, mas é melhor cuidar da sua saúde fazendo repouso e se alimentando melhor... aos poucos vc volta a rotina de exercicios e tals... mas se cuida primeiro, ok! bjos

    ResponderExcluir
  4. Ai, amiga, o show foi perfeito. Ainda bem que eu não estava gripada ainda e pude aproveitar bastante. E eu estou me cuidando, sim. Estou até evitando falar menos e mais baixo ao dar aula... ha ha ha... faço o que posso! ;) Bjsss... ♥

    ResponderExcluir

Comentarios sao bem-vindos...