Páginas

blog layout

segunda-feira, 9 de julho de 2012

O que são os BCAAs?

Oi gente,

olha só, eu estou no mês do embelezamento, estou indo pra academia como nunca, estou tratando minha pele do rosto, enfim, muitas coisas para eu estar apresentável no dia do meu casamento. E tem uma coisa que eu adoro, que é fazer musculação. Eu  descobri recentemente o poder desse suplemento maravilho, chamado BCAA. Eu notei que tomando isto meu músculo fadiga menos, dói menos e ainda ajuda na construção muscular. Estou adorando!!!

Por isso, resolvi fazer um post sobre ele, eu dei uma pesquisada e achei coisas interessantes sobre ele. E todas elas confirmam o quanto esse suplemento é bom. 

Só ainda não experimentei aqueles que prometem queimar gorduras com o treino, que são os chamados "termogênicos". Alguém toma ou já tomou? Eles funcionam mesmo?!

Depois vou perguntar à minha amiga Gisley, pois o marido dela até escreveu um livro (FIT TO SERVE) sobre estar em forma, e não para ser algo de inútil, mas para servir a Deus e ao próximo, e estar de bem consigo mesmo, né? Queria saber se os termogênicos servem, se realmente valem à pena e se não faz mal à saúde!

Os benefícios do BCAA são:


  • Aumenta a síntese de proteína
  • Reduz a quebra de proteína
  • Aumenta a resistência
  • Tempos de recuperação mais rápidos
  • Aumenta o crescimento muscular
  • Preserva massa magra
  • Preserva músculo-glicogênio
  • Economiza Nitrogênio
Ingredientes
L-Leucina, L-Isoleucina, L-Valina e Vitamina B6. Não contém glúten.


Estou gostando muito mesmo! Espero que vocês gostem da dica... Até mais...



O que são os BCAAs?

por Nutricionista Glaucia Figueiredo Justo - CRN4 09100413

É muito comum ao iniciar o treinamento em academias surgir às primeiras curiosidades a respeito dos suplementos. No atendimento nutricional em academias muitos praticantes de atividade física procuram conhecer melhor o suplemento protéico BCAA, mas o que é esse suplemento?


Antes de dar essa resposta precisamos entender primeiro o que são aminoácidos e proteínas.


Aminoácidos são pequenas unidades que formam uma estrutura maior chamada proteína, que por sua vez é a unidade básica do tecido muscular. Em nosso corpo ocorre a produção de alguns aminoácidos, entretanto outros devem ser adquiridos através alimentação, pois não são fabricados pelo nosso corpo. Estes são chamados de aminoácidos essenciais.

São exemplos de aminoácidos essenciais: leucina, isoleucina e valina que são aminoácidos de cadeia ramificada encontrados, principalmente, em fontes protéicas de origem animal. São conhecidos popularmente como os BCAAs, sigla derivada da sua designação em inglês: Branched Chain Amino Acids.


Após a ingestão, os BCAAs são absorvidos no intestino e transportados até o fígado, via circulação porta. No fígado, os BCAAs podem ser utilizados como substrato para síntese protéica e assim entram na construção dos músculos. Além disso, os BCAAs estimulam a produção de glutamina e alanina, entre outras substâncias. O aminoácido glutamina apresenta efeito benéfico sobre a função do sistema imunológico e é o principal combustível das células epiteliais do intestino.


Entretanto, durante a atividade física o corpo entra em um estado de catabolismo, quando ocorre a quebra de um substrato para o fornecimento de energia para as células e esse substrato pode ser a proteína muscular. Para que ocorra a construção de proteínas, e não a degradação, o ideal é que a alimentação seja rica em carboidratos (para oferecer energia para as células) e em aminoácidos diversos, inclusive os BCAA’s, que irão entrar principalmente na construção do tecido muscular. Este estado de construção a partir de substratos é chamado de anabolismo.


Desta maneira uma alimentação adequada em alimentos de origem vegetal e animal são fundamentais para atingir um bom desempenho esportivo. Se sua alimentação é deficiente em um determinado nutriente que é utilizado fundamentalmente em produção de energia durante o exercício, sua perfomance será prejudicada. Ou seja, se a dieta for equilibrada composta por alimentos variados e coloridos em quantidades adequadas o atleta não estará sujeito a deficiência nutricional.


Não esqueça que a hidratação deve ser reforçada para os praticantes de atividade física. A água é importante no metabolismo de nutrientes e na excreção dos metabólitos produzidos. Além disso, muita água é perdida na forma de suor e na respiração durante a prática da atividade física intensa e também nas atividades do dia a dia.


Por isso ao iniciar a prática de qualquer atividade física procure um nutricionista. Este profissional é capaz de orientar planos alimentares e suplementos que se adéquam aos objetivos como o ganho de massa magra, redução de tecido adiposo, aumento de resistência muscular  e também é habilitado para calcular as necessidades metabólicas individuais em cada fase do treinamento.


Fonte:  ANutricionista.Com - Glaucia Figueiredo Justo - CRN4 09100413 -Nutricionista em Vitória e Vila Velhahttp://www.anutricionista.com/o-que-sao-os-bcaas.html

_________________________________________________________

Referências Bibliográficas:
Rogero MC, Tarapegui J. Aspectos atuais sobre aminoácidos de cadeia ramificada e exercício físico. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas.2008; 44: 563-75.

Alves LA. recursos Ergogênicos Nutricionais. Revista Mineira de Educação Física. 2002; 10: 23-50.


Um comentário:

  1. OI amiga tdo bem?
    saudades de ti, c sumiu do seu cantinho, tenho saudades dos nossos sms.
    Olha, no momento estou no sistema sedentarismo total..rsrsr, mas, já ouvir falar nos termogeñicos e já me disseram q funcionam sim.
    qnt a sua dia,ñ conhecia o produto, mas deve ser mto legal.
    bjokas!

    ResponderExcluir

Comentarios sao bem-vindos...