Páginas

blog layout

terça-feira, 24 de julho de 2012

CAMBRIDGE DAY 2012 FORTALEZA, BRAZIL


Oi galera, 

eu preciso falar do último evento que fui, ontem (Segunda-feira, 23/07/2012). Foi o CAMBRIDGE DAY 2012, no Hotel Gran Marquise, na Av. Beira Mar, na minha querida Fortaleza!!!

Foi O Evento!!! Adorei!!! Duas palestras maravilhosas com o Professor Jack C. Richards, autor das séries de livros "Four Corners" e "Interchange". Muito simpático e tremendamente inteligente!!!

Primeira palestra (1st Talk) - TEACHING SPEAKING: ISSUES AND OPTIONS - Ele falou de todas as etapas que compõem uma aula de conversação, de todos os pontos que devem ser trabalhados com os alunos. Ele falou sobre cada tipo de "speak" (small talk, conversation, transactions, discussions and presentations), os tipos e como cada um pode ser trabalhado, e devem ser trabalhados pelo professor. Uma aula de conversação não é uma aula solta, gente, eu já tinha isso na minha cabeça, mas foi muito bom aprender mais ainda com ele que em uma aula de conversação não é só conversar aleatoriamente, como alguns pensam e fazem. Você deve seguir regras... e a primeira coisa a se trabalhar com o aluno é o Small Talk, que é a base para se iniciar uma conversação mais prolongada. Em suma: foi tuuudo de bom!!!

Segunda palestra (2nd Talk) - Creativity in the Language Classroom - Também, maravilhosa. Falou, claro, sobre como é importante uma aula criativa, uma aula onde o professor chama o aluno para o conteúdo de maneira que leve este aluno a aprender Inglês de uma forma dinâmica e divertida para ele. O aprendizado de uma segunda língua não deve ser um fardo. Infelizmente, muitas pessoas já vem para a sala de aula com o peso de "ter" que aprender Inglês, "porque meu trabalho exige", o mundo globalizou e agora "eu tenho" que aprender Inglês, quer queira quer não! Mas não deve ser assim, não é para ser assim!

Foi tudo muito bom. A inscrição foi feita pela internet, nós tivemos que levar apenas um quilo de alimento não perecível, que foi todo doado para a Associação Peter Pan (www.app.org.br), num gesto de caridade da Cambridge. Eu não esperaria menos de uma empresa desse tamanho, dessa magnitude. Diferente da maioria das empresas que são tão ricas, e muitas vezes não oferecem nem um coffee break para o seu staff em ocasiões de palestras, capacitações, etc... O que é lamentável e mostra um descaso pelos seus funcionários e/ou convidados! Então nota 10 para a Cambridge University Press, e para seus colaboradores, a SBS e o Shopping Editorial, que patrocinaram o Coffee Break do Evento! Parabéns a todos eles e ao Hotel Gran Marquise pela organização, pela limpeza dos ambientes, os garçons que estavam a servir também estão de parabéns, nossa cidade cada vez mais se destaca para tipos de eventos como esse!

O Professor Jack estava contando como o Inglês do Brasileiro ainda está caminhando a passos curtos e lentos, ainda é preciso fazer mais! Ele estava a relatar que esteve hospedado em um Hotel Internacional em Belo Horizonte e foi pedir a refeição ao garçom, e o garçom teve que chamar outra pessoa para fazer a tradução. E ele ficou admirado por isso acontecer em um Hotel Internacional, que deveria garantir que todo o seu staff tenha, ao menos, o conhecimento básico em Inglês.

Garanto como a realidade de muitos hotéis da nossa cidade (Fortaleza - CE) não é tão diferente. Nosso país ainda precisa de um grande suporte e trabalho em tornar o nosso povo apto a falar o básico em Inglês. E não adianta espernear, a realidade é que o Inglês é considerada a língua universal, e pronto!!! Com a Copa das Confederações (2013), a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016) chegando ao Brasil, já está mais do que na hora do povo acordar e correr atrás do prejuízo! O Brasil não está no topo da economia, mas já saiu de um buraco fundo de onde se encontrava, e está um pouco melhor. Só o que falta mesmo é o governo investir de verdade em Educação e Saúde, pois sem essas duas coisas básicas, o país não vai sair dessa miséria que vive, com a criminalidade aumentando cada vez mais!!! Os cidadãos de bem trancados em casa, atrás de grades e cadeados, e a bandidagem solta, tocando o terror!!! E eles estão se tornando bandidos cada vez mais jovens!!! O que é isso??? Falta de dignidade para viver!!! Sem educação e saúde = sem oportunidade de ser gente!!!

Bom, ao término do evento todos nós recebemos uma linda sacola com o livro Interchange 1 4th Edition. Só o Executive Preview, aquele livro modelo que as instituições recebem para darem uma olhada no material para decidirem se vão querer adotar o livro e tal! Eu amei o material novo do Interchange, ele vem com o material todo revisado e melhorado, com muito mais recursos do que a 3ª Edição. 



Os livros vem com CD e DVD, pelo o que eu entendi. Enfim, são tantos recursos..... É de ficar só babando!!! Vou deixá-los com o trailer desta obra maravilhosa que estará em breve ao nosso alcance! Para quem não se importa ou não gosta, pode até me achar exagerada... ha ha ha... Mas para mim que sou apaixonada por educação e Inglês, os livros bem feitos são uma perfeita obra de arte, muito melhores do que as pinturas que enchem os olhos e alma, um bom livro e o conhecimento trazido neles enchem muito mais do que os olhos e a alma! 

http://youtu.be/RYvBYKi40zA


Kisses.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentarios sao bem-vindos...