Páginas

blog layout

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

DINÂMICAS PARA ENSINAR INGLÊS PARA CRIANÇAS

Olá, queridos leitores...

Esse post eu vou dedicar à minha querida amiga Anjinho, que me pediu umas dicas de como fazer algumas atividades para fazer com crianças no ensino do Inglês... Ressaltando que, você dá sua aula normal, aí faltando uns 10 ou 20 minutos para acabar a aula, você pega as crianças para brincar. Então lá vai....

1º) Brincadeira da forca... essa brincadeira toda criança conhece... Vamos supor que a aula foi sobre tipos de comida (food), então você vai dizer: "crianças, nós vamos brincar de forca, sobre a lição de hoje, kinds of food". Separa as crianças, pode ser meninos contra meninas, daí você pode colocar no quadro:

Boys  X   Girls
 I I            I I I
As letras que eles forem dizendo que não tem na palavra, você pode ir escrevendo do lado para eles não repetirem de novo! Outra coisa, estimule-os a dizer as letras em Inglês sempre. E o grupo que acertar a palavra deverá encerrar o jogo formando uma frase com aquela palavra!

2º) Brincadeira da cadeira... também super conhecida... você vai dispor as cadeiras de modo que sempre sobre uma criança em relação ao número de cadeiras. Toca a música... quando você parar a música, a criança que não encontrar cadeira para sentar vai ter que responder uma pergunta... aí você faz as perguntas referentes à lição daquele dia. Por ex.: "Diga uma frase com 'daddy'"

3º) Jogo da memória... vamos supor que a aula de hoje foi sobre cores... daí você preparou o jogo da memória das cores! Muito bom! Separa novamente as crianças em grupo A e grupo B, não precisa ser necessariamente só Boys contra Girls sempre... Senta numa rodinha no chão, dispõe as cartelas com as cores virados para o chão... aí o professor vai escolhendo uma criança de cada grupo para participar... Por ex.:

Teacher: Grupo A, Aline, vira uma cartela pra tia... (Aline vira)... What color is it, Aline? (Aline responde: Red)... Very good, Aline! Agora vira outra... (Aline vira.... se não for RED, você pergunta que cor é aquela de novo)... What color is it, Aline? (Aline responde: BLUE, teacher!). Ahhh... que pena, agora é a chance do grupo B... gente, vão prestando atenção aos coleguinhas para você verem onde estão as cartelas para fazerem os pares, ok?!

E assim vai, até todos eles acharem todos os pares das cores... E vai marcando os pontos para estimulá-los, porque criança adora competir para ganhar!

4º) Complete a figura... Você pode pedir pra escola imprimir essa figura bem grande, fixar na lousa e pedir para os alunos escreverem os nomes corretos nos devidos locais... separa em grupos, que fica mais divertido, aí você chama cada um de cada grupo pelo nome para fazer sua parte. Vai pontuando sempre...

5º) Passar o objeto.... essa brincadeira também é muito conhecida... você forma uma rodinha com as crianças, dá um objeto para elas ficarem passando de uma para a outra. Enquanto isso você pode colocar uma música... quando você parar a música, a criança que estiver com o objeto na mão vai pagar uma prenda. Pode ser: responder uma pergunta (what do you like to eat in the morning?); pode ser dizer um nome que você apontar no livro (ex: Teacher: Luana, what's this?; Luana: it's a dog; T: very good! Now make a sentence with 'dog'; Luana: my dog is cute! T: very good!)...


A criança que não souber responder ou responder errado sai da roda, mas não deixa de participar, pois você pode pedir para que ela faça a próxima pergunta para o próximo coleguinha que ficar com o objeto!

6º) Jogo da velha... Em Inglês se chama Tic-tac-toe (AmE) e Noughts and crosses (BrE). Você separa as crianças em dois grupos, A e B. Grupo A vai ficar com o círculo e o grupo B ficará com o X... Daí, você vai pegar uma criança de cada grupo, fazer o par ou ímpar para ver quem é que começa. Grupo B ganhou, por exemplo, aí você vai fazer uma pergunta relacionada à lição do dia para o grupo B, se eles responderem eles podem ir na lousa e colocar o "X" deles onde eles quiserem... Aí vai para o grupo A, faz a mesma dinâmica! O grupo que errar, quem vai colocar o círculo ou o "X" será o grupo rival... e assim vai até alguém conseguir dar o "xeque-mate"... ha ha ha ha.... :)


7º) Quadro do incentivo... Esse aqui eu acho muito bom! Aconselho a todo mundo esse aqui... Consiste em você fazer um big quadro, enfeite da maneira que você quiser, pode fazer o quadro e fixar na parede, rodeado de papel crepon... pode ser feito de EVA, enfim... da maneira que você achar melhor! Mas é um quadro para ficar na parede até completar o semestre ou ano... Independente do curso em questão ser semestral ou anual, nós vamos sempre trabalhar por semestre.

Você vai colocar o nome de cada aluno da turma em uma coluna e deixar espaços do lado... cada um que entregar as tarefas feitas em dia, comportar-se bem em sala de aula e participar ativamente vai ganhar uma estrelinha por semana... aquele que não fizer essas coisas não ganha estrelinha (pode ser um coração, um "x", qualquer coisa). Ao final de semestre você vai contar quem ganhou mais estrelinhas, ou seja, mais pontos. Aquele que ganhar receberá um prêmio... ex: caixa de chocolate, uma medalha, um broche, etc... fica a critério do professor, contanto que seja algo que incentive a criança e que a recompense por ter sido tão produtiva naquele semestre!

Isso irá estimular os outros a se envolver mais com as atividades a fim de ganharem prêmio, também, ao final do semestre seguinte!

Gente, criança é tudo de bom!!! Basta saber o jeitinho de lidar com elas e sempre dar ação para elas! Se onde você trabalha dispõe de muitas músicas infantis, outra dica muito boa é criar coreografias para as musiquinhas, a fim de fazê-las entrar no clima da música, sempre ensinando-as a letra da música e incentivando-as a cantarem e dançarem a corografia! É muito divertido! ♥





Espero que eu tenha ajudado, Anjinho!!! E se alguém tiver mais dinâmicas para acrescentar, por favor, adoraria saber!!! Bjssss..... :)

♥ Criança aprende brincando!!! ♥

34 comentários:

  1. Olha ela toda teacher!!! Quem te viu e quem te vê!

    Parabéns viu? - excelente!

    Mal posso esperar para escutar as estórias das aulas de inglês! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Eita amiga wlu de montão. mas, tem coo vc enviar por email.......?
    rsrsrs, é mta coisa pra eu copiar.
    termacia@hotmail.com.
    bjokas e obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  3. Gi, já pensou nas estórias?! ha ha ha...

    Anjinho, mando sim...

    Bjssssss.... ♥

    ResponderExcluir
  4. Excelentes ideias! Vou precisar muito dessas dicas!
    Bjss
    Dani

    ResponderExcluir
  5. Boas idéias! Também quanto mais as crianças ouvem Inglês, mais eles vão aprender.
    Aqui estão dois sites com bons recursos:
    www.freekidstories.org - histórias bilingue gratuito - muitos têm uma lista de vocabulário no final.
    www.nubeat.org - música as crianças em Inglês, com letras incluídas.

    ResponderExcluir
  6. adorei!!!suas dicas muito me ajudaram...sucesso!

    ResponderExcluir
  7. adorei as dicas,estou precisando para um trabalho em grupo da faculdade
    obrigada
    bjos
    jaqueline do rosario

    ResponderExcluir
  8. ótimas ideias! Sou professora de língua inglesa e meus alunos adoram o bingo, com números, cores, palavras.

    ResponderExcluir
  9. elaine sexta 17. 02. 2012
    Gostei muita de suas ideias, vou precisar delas pois estou iniciando com crianças a partir de 02 anos...

    ResponderExcluir
  10. Olá! Excelente trabalho!
    Gostaria de saber como criar um blog como o seu.Entre em contato meu email é: anacarladias@ibest.com.br
    Beijos..
    Ana

    ResponderExcluir
  11. Adorei suas ideias!
    Bacana demais!

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de receber dicas sobre conteúdos e didática para alunos a partir de 2 anos de idade. Please help me........Thank's> Meu e-mail fabisilveira.jw@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, para 2 e 3 anos, marianalopes2002@yahoo.com.br
      Thanksss

      Excluir
  13. Olá.
    Excelente. Sou professora de inglês também e estava pesquisando dinâmicas para minha aula de amanhã, cabei chegando aqui.
    Obrigada.

    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Boa noite!!! Amei seu blog, a organização, montagem, sou professora de inglês, trabalho com o ensino infantil e fundamental... é com apoios e suportes como o seu, que podemos fazer a diferença. É possível vc me enviar esse material por e-mail? Parabéns, muito sucesso!!! Profa. Ana Carolina. Abração!!! profcarolmartins@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Estou iniciando agora começo de fevereiro 2 salas de crianças de 4 e 5 anos. Eles ainda não são alfabetizados sera que poderia me dar algumas dicas por favor.

    agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anonimo... :) Bom, nao tem segredo, nao! Como eles ainda nao sao alfabetizados, vc so vai precisar de ter muita criatividade, fazer muitas brincadeiras que levem ao aprendizado... Uma ideia muito boa eh fazer uso de bonecos, fantoches, etc... Dai vc pode criar uma estoria com esse personagem e usa-lo para ensinar Ingles para as criancas, elas adoram! Por exemplo: diz que o boneco so fala Ingles, entao so da pra falar em Ingles com ele e vc vai ensinando aos poucos um "hi", "hello", "good morning", etc... Tenha mto sucesso!!! :)

      Excluir
    2. Tem uma brincadeira para ensinar girl e boy, vc só precisa de uma bola leve, faz uma roda com eles no chão, aí quando vc joga a bola e diz girl ou boy dependendo pra quem vc jogar a bola, e eles tem que fazer o mesmo. Aí dps vcs pode fazer abaixa e levanta, diz boy aí só os meninos abaixam, e por aí vai.

      Excluir
  16. Estava procurando dinâmicas e achei ótimo suas idéias, valeu mesmo !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Ameiiiiiiiiiii as dicas... Sempre que possível, poste mais pra gente... Missing London!

    ResponderExcluir
  18. Olá, gostaria de saber se vc tem dicas de brincadeiras para crianças de 2 aninhos, dou aula de inglês numa pré-escola, para crianças de 2 a 5 anos, os maiores já é mais fácil, mas os de dois aninhos não tenho muitas idéias, se puderes me ajudar, agradeço muito!

    ResponderExcluir
  19. Olá, gostaria de saber se vc tem idéias de brincadeiras para ensinhar inglês pra crianças de 2 aninhos!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. OI BOM DIA

    ESTOU COM TURMINHAS DE 1º E 2º PERIODO E 1º E 2º ANO COM AULAS DE INGLES. ESTOU COM UMA DIFICULDADE EM ACHAR BRINCADEIRAS... POR FAVOR ME AJUDE.

    E-MAIL: tchula.betim@gmail.com

    obrigado

    ResponderExcluir
  21. OI BOM DIA

    ESTOU COM TURMINHAS DE 1º E 2º PERIODO E 1º E 2º ANO COM AULAS DE INGLES. ESTOU COM UMA DIFICULDADE EM ACHAR BRINCADEIRAS... POR FAVOR ME AJUDE.

    E-MAIL: tchula.betim@gmail.com

    obrigado

    ResponderExcluir
  22. MTO LEGAAAL TEACHER! ESTOU INICIANDO E VC ME DEU UMA LUZ RS DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir
  23. mto legal teacher!!! estou iniciando e vc me deu uma luz rsrsr DEUS TE ABENÇOE :D

    ResponderExcluir
  24. MTO LEGAAAL TEACHER! ESTOU INICIANDO E VC ME DEU UMA LUZ RS DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir
  25. MUITO BOM, ME AJUDOU MUITO! BEIJO PRA VC TEACHER!

    ResponderExcluir
  26. Ola
    estou iniciando como professora de ingles para crianças de 3 a 5 anos e gostaria de saber se vcs tem alguma atividade, brincadeira legal pra ensinar hello
    Agradeço antecipadamente

    ResponderExcluir
  27. Obrigado. Seu trabalho nos ajuda bastante! abraço!

    ResponderExcluir

Comentarios sao bem-vindos...