Páginas

blog layout

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Anti-Semitismo e os cristaos - Parte 3 - O anti-Semitismo cristao.

Oi queridos leitores,

Hoje falaremos de algo bem dolorido, como cristaos, eh algo que deveria nos tocar profundamente: o anti-Semitismo no meio "cristao". Vou usar as aspas muitas vezes ao mencionar certas palavras, porque o verdadeiro cristao nao sente odio por nenhum povo, quem dira pelo povo escolhido por YHWH! 

Vamos falar, primeiramente, sobre como o cristianismo ficou baguncado, vamos dar alguns fatos historicos, que poderao ser pesquisados por voces, caso nao acreditem em mim, darei todas as fontes, como sempe faco. 

  • A "mae, o pai e o filho" de todas as outras religioes pagas.

Eu vou lhes falar agora sobre Ninrode, Semiramis e Tamuz, muitos ja devem saber sobre isso, mas para os que nao sabem, eu vou falar resumidamente sobre eles, porque eh relevante aqui para nosso estudo de hoje. Para quem quiser se aprofundar, assista ao video "Truth or Tradition" feito pelo pastor Jim Staley sobre as raizes do Natal e Pascoa. Eh o melhor e mais bem explicado video que eu ja vi ate hoje.

Ninrode, tataraneto de Noe (leia Genesis 10:6-12), era considerado um homem valente, o primeiro grande guerreiro e lider da historia da Biblia, ele foi quem comecou a construir a cidade (torre) de Babel (leia Gn 11:1-9). Conta a lenda que Ninrode casou com Semiramis, mas este morreu antes de lhe dar um filho. Quando Ninrode morreu, ele foi santificado e chamado de deus Sol. Um dia, Samiramis apareceu gravida e ela disse que era do deus Sol, enfim, o bebe era Tamuz, que tem o seu aniversario no dia 25 de dezembro (pois eh!). Com o tempo Semiramis gerou, tambem, o tipo de pascoa que muitos cristaos celebram hoje, a pascoa do ovo e do coelho... nao ha nada de errado com coelhos e ovos de chocolate, se eles nao fossem simbolos pagaos e nao tivessem assossiados com o evento mais sagrado de todos: a morte e ressurreicao do unico e verdadeiro DEUS, Yeshua!

Logo apos foi dito que Tamuz era a reincarnacao de Ninrode, portanto casando-se com sua propria mae, que viria a ser a deusa Ishtar, que no ingles gerou o nome "Easter". No portugues nos nao temos esse termo, nos usamos pascoa, que eh assossiado ao grego "pascha", que em ingles significa "Passover", e em hebraico "Pesach". Mas a nossa "pascoa" obedece o calendario romano, nao o calendario biblico, e a nossa "pascoa" eh misturada com simbolos pagaos, utilizados para a adoracao de deuses pagaos, portanto nos celebramos "Easter", nao "Pesach".

Peco que facam sua pesquisa pessoal sobre esses tres deuses, afinal, a semelhanca com a trindade de YHWH eh gritante. O diabo eh mestre em copiar a Biblia para seus propositos de afastar o ser humano do verdadeiro DEUS! Vamos ver essas tres figuras em outros povos e outras epocas:

Na Grecia, Ninrode era Zeus
Na Grecia Semiramis era Afrodite e Tamuz Eros
Egito: Osiris (ninrode), Isis (semiramis) e Horuz (tamuz)
Roma: Saturno (Ninrode), Venus (Semiramis) e Cupido (Tamuz).
Adivinha quem eh quem agora!

Fonte das fotos: Universo Oculto

  • Por que tudo isso agora?

Porque o imperio Romano adorava esses mesmos deuses, que vem de Ninrode, o deus da grande Babilonia, o Baal que nos vemos na Biblia. Vamos ver uma referencia:

"O Anjo do Senhor subiu de Gilgal a Boquim e disse: “Tirei vocês do Egito e os trouxe para a terra que prometi com juramento dar a seus antepassados. Eu disse: Jamais quebrarei a minha aliança com vocês. E vocês não farão acordo com o povo desta terra, mas demolirão os seus altares. Por que vocês não me obedeceram? Portanto, agora lhes digo que não os expulsarei da presença de vocês; eles serão seus adversários, e os deuses deles serão uma armadilha para vocês”." Juizes 2:1-3 (enfase minha)

Leia todo o capitulo, por favor. Isso se deu durante a lideranca de Josue. Quando Josue morreu e toda aquela geracao morreu, a geracao seguinte nao conhecia o SENHOR e nao sabia o que o SENHOR tinha feito pelo povo de Israel. Eles, portanto, se prostituiram na adoracao a outros deuses, deuses do povo pagao que vivia ao redor deles.


"12 Abandonaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, que os havia tirado do Egito, e seguiram e adoraram vários deuses dos povos ao seu redor, provocando a ira do Senhor. 13 Abandonaram o Senhor e prestaram culto a Baal e a Astarote." Juizes 2:12-13. (enfase minha)





Baal (Ninrode) e Astarote (Ishtar), deuses da Babilonia, que foram gerados a partir da lenda de Ninrode e sua esposa. Vamos checar alguns mapas.




Google images


  • Voltando ao imperio Romano:


Eles adoravam os deuses pagaos, que tem origem na Babilonia. Os discipulos de Cristo (judeus) pregaram as boas novas para judeus e gentios, que vieram a crer no Messias e essa foi a primeira igreja, que nos chamamos de igreja primitiva. 

Se voce ler o capitulo 11 de Atos dos Apostolos, voce vera uma descricao mais ou menos de como era a relacao entre judeu messianico e gentio messianico, ainda nao era claro aos judeus que alguns aspectos da Lei nao eram obrigatorias para os gentios, ate porque nao eram atraves de certas coisas que os gentios seriam salvos.

Quando voce ler o capitulo, tenha em mente que Judeia eh Israel (portanto, os judeus messianicos), e dai o autor tambem cita os povos gentios que se converteram a Cristo. Interessante eh que a palavra "converteram" - Atos 11: 21 - em grego eh "epistrepho", que significa "voltar para", "trazer de volta", "causar o retorno para" o amor e obediencia do verdadeiro DEUS.



"25 Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo 26 e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos." Atos 11:25,26. (enfase minha)


Quem era esse Saulo? Em grego "Saulos", era o nome hebreu (Sha'ul) de Paulo. Mas ele nao tinha mudado de nome, depois que se tornou cristao? Nao mesmo, Sha'ul nunca deixou de ser judeu; era comum naquela epoca os judeus terem um nome hebreu e o nome de sua nacionalidade (ou em Grego ou Latim). Eu falei sobre isso no post onde eu falo das "raizes judaicas da fe crista". Voce ve que nessa passagem se fala da primeira vez que os discipulos foram chamados "cristaos". Ha algumas fontes que falam que isso, na epoca, nao era positivo, mas sim, uma forma de identifica-los para fins de perseguicao. (Se eu encontrar essa fonte, compartilharei com voces)

  • A palavra que nos encontramos para "igreja" eh "ekklesia", que em grego eh uma palavra no feminino, que significa "ajuntamento, assembleia, encontro religioso".
 
  • A palavra "cristaos", vem do gregos "Christianos", nome masculino, que significa "seguidor do Cristo".
 
  • Outras vezes em que o termo "cristao" aparece na Biblia: Atos 26:28 e 1Pe 4:16.

A igreja de Cristo crescia em quantidade e qualidade tambem, tanto judeus como gentios, formavam uma grande familia messianica. Eles aprendiam cada vez mais que os gentios nao precisavam se converter ao judaismo para se tornarem seguidores do messias! O Espirito Santo os ensinava, os guiava e os convencia das coisas de DEUS. E durante todo esse periodo, a ekklesia sofreu grande perseguicao, gerando mortes terriveis, inclusive todos os apostolos, com excecao de Joao, tiveram mortes terriveis, de martires!

Tudo mudou com um cara chamado Constantino. 

  • Quem era Constantino?

Constantino I, também conhecido como Constantino Magno ou Constantino, o Grande (em latim: Flavius Valerius Constantinus; Naísso, 27222 de maio de 337), foi um imperador romano, proclamado Augusto pelas suas tropas em 25 de julho de 306, que governou uma porção crescente do Império Romano até a sua morte. [1]

Parece que Constantino era uma pessoa inconstante e que usava religiao em seu favor e de acordo com seus interesses. Vejamos:

O fato de Constantino ser um imperador de legitimidade duvidosa foi algo que sempre influiu nas suas preocupações religiosas e ideológicas: enquanto esteve diretamente ligado a Maximiano, ele apresentou-se como o protegido de Hércules, deus que havia sido apresentado como padroeiro de Maximiano na primeira tetrarquia. Ao romper com seu sogro e eliminá-lo, Constantino passou a colocar-se sob a proteção da divindade padroeira dos imperadores-soldados do século anterior, Deus Sol Invicto, ao mesmo tempo que fez circular uma ficção genealógica (um panegírico da época, para disfarçar a óbvia invenção, falava, dirigindo-se retoricamente ao próprio Constantino, que se tratava de fato "ignorado pela multidão, mas perfeitamente conhecido pelos que te amam") pela qual ele seria o descendente do imperador Cláudio II — ou Cláudio Gótico — conhecido pelas suas grandes vitórias militares, por haver restabelecido a disciplina no exército romano, e por ter estimulado o culto ao Sol.[21]

Constantino acabou, no entanto, por entrar na História como primeiro imperador romano a professar o cristianismo, na sequência da sua vitória sobre Magêncio na Batalha da Ponte Mílvio, em 28 de outubro de 312, perto de Roma, que ele mais tarde atribuiu ao Deus cristão. Segundo a tradição, na noite anterior à batalha sonhou com uma cruz, e nela estava escrito em latim:
Cquote1.svg In hoc signo vinces
Cquote2.svg
"Sob este símbolo vencerás"
De manhã, um pouco antes da batalha, mandou que pintassem uma cruz nos escudos dos soldados e conseguiu uma vitória esmagadora sobre o inimigo. Esta narrativa tradicional não é hoje considerada um fato histórico, tratando-se antes da fusão de duas narrativas de fatos diversos encontrados na biografia de Constantino pelo bispo Eusébio de Cesareia. [1]

Mas, segundo a historia, Constantino nao abandonou as praticas pagas. Se foi a mao de Deus que usou este homem em favor do Cristianismo, ainda nao sei... talvez para dar um descanso apos tanta perseguicao. Mas o que viria depois, nao foi pela mao de DEUS, acredito eu.

Mas apesar de seu batismo, há dúvidas se realmente ele se tornou cristão. A Enciclopédia Católica afirma: "Constantino favoreceu de modo igual ambas as religiões. Como sumo pontífice ele velou pela adoração pagã e protegeu seus direitos." (enfase minha)

E a Enciclopédia Hídria observa: "Constantino nunca se tornou cristão". (enfase minha)

No dia anterior ao da sua morte, Constantino fizera um sacrifício a Zeus, e até o último dia usou o título pagão de pontífice máximo (pontifex maximus). E, de fato, Constantino, até o dia da sua morte, não havendo sido batizado, não participou de qualquer ato litúrgico, como a missa ou a eucaristia. [1]

OBS: Zeus = Ninrode. Lembra?

Qualquer que tenha sido a fé individual de Constantino, o fato é que ele educou seus filhos no cristianismo, associou a sua dinastia a esta religião, e deu-lhe uma presença institucional no Estado romano. [1]

Prestem atencao neste proximo paragrafo...

O imperador romano Constantino influenciou em grande parte na inclusão na igreja cristã de dogmas baseados em tradições. Uma das mais conhecidas foi o Édito de Constantino, promulgado em 321, que determinou oficialmente o domingo como dia de repouso, com exceção dos lavradores — medida tomada por Constantino utilizando-se da sua prerrogativa de, como Sumo Pontífice, de fixar o calendário das festas religiosas, dos dias fastos e nefastos (o trabalho sendo proibido durantes estes últimos).[27] Note-se que o domingo foi escolhido como dia de repouso, não apenas em função da tradição sabática judaico-cristã, como também por ser o "dia do Sol" — uma reminiscência do culto de Sol Invicto. [1]

OBS: So para constar, o Shabbat na tradicao e nos 10 mandamentos nunca foi no domingo. Sempre foi no sabado.

O chamado Édito de Constantino foi uma legislação do imperador romano Constantino, proclamada em 7 de março de 321 d.C.. O seu texto reza: [2]
Cquote1.svg Que todos os juízes, e todos os habitantes da cidade, e todos os mercadores e artífices descansem no venerável dia do Sol. Não obstante, atendam os lavradores com plena liberdade ao cultivo dos campos; visto acontecer amiúde que nenhum outro dia é tão adequado à semeadura do grão ou ao plantio da vinha; daí o não se dever deixar passar o tempo favorável concedido pelo céu1 Cquote2.svg


  •  Niceia [3]

O Primeiro Concílio de Niceia foi um concílio de bispos ( epískopos ) cristãos reunidos na cidade de Niceia da Bitínia (atual İznik, Turquia), pelo imperador romano Constantino I em 325 d.C.. O concílio foi a primeira tentativa de obter um consenso da igreja através de uma assembleia representando toda a cristandade.

O seu principal feito foi o estabelecimento da questão cristológica entre Jesus e Deus, o Pai; o estabelecimento da doutrina Trinitária, ou Trindade; a construção da primeira parte do Credo Niceno; a fixação da data da Páscoa; e a promulgação da lei canônica.


Niceia (hoje İznik), é uma cidade da Anatólia (hoje parte da Turquia). No verão de 325, os bispos de todas as províncias foram chamados ao primeiro concílio ecumênico em Niceia: um lugar facilmente acessível à maioria dos bispos, especialmente aos da Ásia, Síria, Palestina, Egipto, Grécia, Trácia e Egrisi (atual Geórgia ocidental). O número dos membros não pode exatamente ser indicado; Atanásio contou 318, Eusébio somente 250. Foram oferecidas aos bispos as comodidades do sistema de transporte imperial - livre transporte e alojamento de e para o local da conferência - para encorajar a maior audiência possível. Constantino abriu formalmente a sessão.

As questões doutrinárias

Este concílio deliberou sobre as grandes controvérsias doutrinais do cristianismo nos séculos IV e V. Foi efetuada uma união entre o extraordinário eclesiástico dos conselhos e o Estado, que concedeu às deliberações deste corpo o poder imperial. Sínodos anteriores tinham-se dado por satisfeitos com a proteção de doutrinas heréticas. Porém o concílio de Niceia foi caracterizado pela etapa adicional de uma posição mais ofensiva, com artigos minuciosamente elaborados sobre a fé. Este concílio teve uma importância especial também porque as perseguições aos cristãos tinham recentemente terminado, com o Édito de Constantino.

A questão ariana representava um grande obstáculo à realização da ideia de Constantino de um império universal, que deveria ser alcançado com a ajuda da uniformidade da adoração divina.

Os pontos discutidos no sínodo eram:

É um fato reconhecido que o antijudaísmo, ou o antissemitismo cristão, ganhou um novo impulso com a tomada do controle do Império Romano, sendo o concílio de Niceia um marco neste sentido. Os posteriores concílios da Igreja manteriam esta linha. O Concílio de Antioquia (341 d.C.) proibiu aos cristãos a celebração da Páscoa com os judeus. O Concílio de Laodiceia proibiu os cristãos de observar o Shabbat e de receber prendas de judeus ou mesmo de comer pão ázimo nos festejos judaicos. [3]

 O artigo esta ficando muito grande, entao vou parar aqui. No proximo post eu continuarei contando o que foi discutido no Concilio de Niceia e o consequente rompimento dos "cristaos" com os judeus, incluindo os judeus crentes no Messias.

Fiquem na paz de Yeshua!

S.P.
 

_________________________
 
Referencias:

1. Constantino. No dia 14/08/2015, as 15:07, hora de Londres. 
2. Édito de Constantino. No dia 14/08/2015, as 15:36, hora de Londres.
3. Primeiro Concílio de Niceia. No dia 14/08/2015, as 16:33, hora de Londres.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentarios sao bem-vindos...