Páginas

blog layout

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

A raiz judaica da fe crista!

Ola queridos leitores,

primeiramente, gostaria de pedir a YHWH que me de discernimento em tudo que eu falar e escrever aqui, que eu fale a verdade e somente a verdade, para edificacao e exaltacao somente do nome do SENHOR Adonai! Em nome de Yeshua, amem!

O que eh o cristianismo? De onde vem? Pergunta-chave: Quem sabe que a Biblia eh um livro judeu em sua totalidade, escrita por judeus, para judeus e gentios? Pergunto isso, pois na Europa e Reino Unido poucos sabem (ou admitem) que a Biblia eh um livro judeu. Pois eh!

As traducoes para outras linguas, os filmes ja feitos sobre Jesus, mostrando um Jesus loiro de olhos azuis, frequentemente nos levam a imaginar um Jesus e seus discipulos sendo europeus, talvez italianos, por causa da igreja catolica? Arrisco a pensar que ha os que pintam um Jesus americano! Mas Yeshua, junto com todos os personagens importantes da Biblia sao judeus.

Meu marido tem um amigo que trabalha como oficial da seguranca no aeroporto Heathrow, terminal 5. Ele contou uma situacao muito esquisita (eu diria tragica!) em que certos passageiros espanhois que trocavam de aviao em direcao a Israel - para uma visita a terra santa - conversavam com esse nosso amigo, e ao mencionar Israel e o passeio, seria um passeio religioso, eles eram "cristaos" e tal; nosso amigo, tambem cristao disse algo assim: que bom, voces vao visitar a terra de Jesus, judeu.... "O que?! Jesus, judeu? Nao!!!", disse um dos turistas enquanto andava a caminho dos portoes de embarque, a medida que outros faziam cara de espanto pelo comentario de que Yeshua eh judeu. Sera que eles pensam que Jesus se "converteu" ao cristianismo? Quando sera que isso aconteceu, apos a ressurreicao? rsrsrsrs

Nao sei que cara voce esta fazendo agora, mas Jesus eh judeu, sim, quer voce goste ou nao, assim como todos os profetas e os apostolos, incluindo Sha'ul (Saulo/Paulo). 

Então Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse: Atos 13:9. NIV-PT
 
O apostolo Sha'ul possuia dois nomes, como era de costume dos judeus helenisticos, um em habraico e outro em grego ou latim. Sendo assim, ele era conhecido como Saulo e como Paulo (em latim, Paulus, que significa "pequeno"). Quando ele se torna nova criatura, devido a sua "conversao", ou melhor, ele passou a ser um judeu messianico - um judeu que honra Yeshua como Messias e Senhor - o autor de Atos dos Apostolos, Lucas, decide usar seu nome em latim, ate porque Paulo tornou-se conhecido por ser o apostolo dos gentios. Sha'ul era seu nome em hebraico e ele nunca deixou de ser judeu. [1]

Alguns outros nomes em hebraico:

Yesha'yahu = Isaias
Iyov = Jo
Ya'akov = Jaco (e tambem eh o nome do nosso conhecido apostolo Tiago)
Yirmeyahu = Jeremias
Yo'el = Joel
Yochanan = Joao
Yonah = Jonas
Y'hoshua = Josue
Avraham = Abraao
Yitz'chak = Isaac
Kefa = Pedro
Mattityahu = Mateus
Moshe = Moises
Rut = Rute
Sh'mu'el = Samuel
Yechezk'el = Ezequiel

A Biblia para os cristaos eh dividida em Velho Testamento e Novo Testamento. Para um judeu messianico a Biblia divide-se em 7 porcoes: [2]

  • Tanakh - contendo 3 porcoes;
  • B'rit Hadashah - contendo outras 4 porcoes.
1. Torah - consiste do Pentateuco (a Lei, os 5 livros de Moshe - Moises);

2. Os profetas - Primeiros profetas - Josue, Juizes, Samuel e Reis -  e ultimos profetas - Isaias, Jeremias e Esequiel.

3. As escrituras - Salmos, Proverbios, Eclesiastes, Jo, Lamentacoes, Rute, Ester e os outros livros menores.

4. Os evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e Joao.

5. Atos dos apostolos - cujo autor eh Lucas, conta o que houve apos a ressureicao de Yeshua, apontando Kefa e Sha'ul como protagonistas, mostrando o surgimento e crescimento da 1ª igreja, da igreja messianica. O livro de Atos nos ensina que gentios podem se tornar messianicos (crentes no Mashiach) sem se tornarem judeus, e principalmente, que judeus podem tornar-se messianicos sem terem que se converter ao que ficou identificado como um religiao estranha, alienigena (o chamado cristianismo).

6. As Cartas - 13 cartas escritas por Sha'ul, o apostolo dos gentios; 5 foram escritas para comunidades messianicas fundadas na Grecia - Corinto, Felipo e Tessalonica. 2 cartas para comunidades fundadas na Asia Menor (hoje Turquia) - Galatas e Efesios; 2 cartas para comunidades estabelecidas por outros apostolos - Colossensses e Romanos. As outras 4 sao conhecidas como cartas pastorais para seus pupilos: Timoteo, Tito e Filemon, onde ele toca em assuntos como fe e pratica, comportamento.   

7. Apocalipse - revelacao de Yeshua a Yochanan, onde contem descricoes de visoes reveladas pelo Messias, ressurreto e glorificado, de eventos apocalipticos sobre o fim dos tempos, disastres, julgamento final, etc. Livro que pode ser interpretado a luz dos livros dos profetas (Isaias, Esequiel, Zacarias) e Daniel, que tiveram as mesmas revelacoes, provando assim a total continuacao e conexao do A.T. e do N.T.

O chamado "Novo Testamento" eh um livro judeu, embora escrito para judeus e gentios, as traducoes que nos temos dao a impressao de que eh gentio, mas ao ler com atencao da para perceber o judaismo, embora seja necessario ter um certo conhecimento da cultura judaica para entender certos pontos. Eh necessario uma reforma para recuperar o judaismo perdido ao longo do tempo, pela separacao feita pela 'igreja crista' dos judeus, que em certo ponto agiu com anti-semitismo, ao inves de alcancar os nao-crentes com o amor de Yeshua, amor este que O levou a cruz por nossos pecados.

Tal separacao entre judeus e gentios nao deveria, nem poderia existir. A figura central do N.T. eh Yeshua o Messias, que era judeu, nascido de familia judia em Beit-Lechem, cresceu entre judeus em Natzeret, ministrou para judeus na Galileia, e morreu e ressuscitou na capital judaica, Yerushalayim - tudo isso em Yisra'el, a terra que Elohim deu ao povo judeu. Yeshua continua a ser judeu visto que Ele vive e NAO HA evidencia alguma na Biblia que Ele deixou de ser judeu num determinado ponto. Os 12 discipulos eram judeus, eventualmente vindo a crescer aos milhares, so em Yerushalayim [Atos 21:20].

Foram os judeus que trouxeram as Boas Novas aos gentios, nao o contrario. Sha'ul, tambem conhecido como Paulus (Atos 13:9), considerado o apostolo dos gentios, era um judeu observante de longa data. A mensagem de salvacao do N.T. eh direcionada 'primeiro ao judeu, depois ao grego (gentio)' Rm 1:16. De fato, a discussao toda do N.T. eh se um gentio pode ser messianico, sem ter que se converter ao judaismo, e nao o contrario! Tenham em mente, tambem, que os primeiros apostolos nao tinham o N.T. nas maos, como nos temos hoje, eles tinham apenas os Profetas e as Escrituras, e era com esse material que eles provavam que Yeshua era o Messias profetizado na Tanakh. Vejamos algumas referencias do forte judaismo da 1ª igreja:


Chegou a Derbe e depois a Listra, onde vivia um discípulo chamado Timóteo. Sua mãe era uma judia convertida e seu pai era grego. Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho dele. Paulo, querendo levá-lo na viagem, circuncidou-o por causa dos judeus que viviam naquela região, pois todos sabiam que seu pai era grego. Nas cidades por onde passavam, transmitiam as decisões tomadas pelos apóstolos e presbíteros em Jerusalém, para que fossem obedecidas. Assim as igrejas eram fortalecidas na fé e cresciam em número cada dia. Atos 16:1-5.

Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga judaica. Segundo o seu costume, Paulo foi à sinagoga e por três sábados (Shabbat) discutiu com eles com base nas Escrituras, explicando e provando que o Cristo deveria sofrer e ressuscitar dentre os mortos. E dizia: “Este Jesus que lhes proclamo é o Cristo”. Alguns dos judeus foram persuadidos e se uniram a Paulo e Silas, bem como muitos gregos tementes a Deus, e não poucas mulheres de alta posição. Atos 17:1-4.

18 Paulo permaneceu em Corinto por algum tempo. Depois despediu-se dos irmãos e navegou para a Síria, acompanhado de Priscila e Áqüila. Antes de embarcar, rapou a cabeça em Cencréia, devido a um voto que havia feito. 19 Chegaram a Éfeso, onde Paulo deixou Priscila e Áqüila. Ele, porém, entrando na sinagoga, começou a debater com os judeus. 20 Pedindo eles que ficasse mais tempo, não cedeu. 21 Mas, ao partir, prometeu: “Voltarei, se for da vontade de Deus”. Então, embarcando, partiu de Éfeso. 22 Ao chegar a Cesaréia, subiu até a igreja para saudá-la, e depois desceu para Antioquia. Atos 18: 18-22

24 Enquanto isso, um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, chegou a Éfeso. Ele era homem culto[a] e tinha grande conhecimento das Escrituras. 25 Fora instruído no caminho do Senhor e com grande fervor[b] falava e ensinava com exatidão acerca de Jesus, embora conhecesse apenas o batismo de João. 26 Logo começou a falar corajosamente na sinagoga. Quando Priscila e Áqüila o ouviram, convidaram-no para ir à sua casa e lhe explicaram com mais exatidão o caminho de Deus. Atos 18:24-26

Eu mostraria mais referencias, mas gostaria de encoraja-los a ler o livro de Atos novamente prestando atencao a cada palavra que passa despercebida quando lemos sem conviccao. Assim, como encorajo-os a ler toda a Biblia com muita atencao aos detalhes. Apenas com essas passagens nos temos prova de que Sha'ul pregava, tambem, aos judeus; os primeiros crentes em Yeshua foram judeus (claro!), foram eles que levaram as Boas Novas aos gentios; Sha'ul / Paulo continuava a observar os 10 mandamentos (ir a sinagoga aos sabados - Shabbat - o que reforca a ideia de que todos da igreja primitiva guardavam o sabado, como foi dado nos 10 mandamentos, na Lei. O batismo de Joao, por imersao, foi dado pelos judeus, pratica que persiste ate hoje. O sistema sacrificial judaico sempre apontou pro ultimo e eficaz sacrificio de Yeshua; a comunhao que conhecemos, que fazemos para lembrar o sacrificio de Yeshua para nos salvar, tem suas raizes la na 1ª Pascoa no livro Exodo.


A nova alianca com os judeus ja havia sido profetisada pelo profeta Jeremias no cap. 31:31-34:

“Estão chegando os dias”, declara o Senhor,
    “quando farei uma nova aliança
    com a comunidade de Israel
    e com a comunidade de Judá.

32 Não será como a aliança
    que fiz com os seus antepassados
quando os tomei pela mão
    para tirá-los do Egito;
porque quebraram a minha aliança,
    apesar de eu ser o Senhor[g] deles[h]”,
diz o Senhor.
33 “Esta é a aliança que farei
    com a comunidade de Israel
    depois daqueles dias”,
    declara o Senhor:
“Porei a minha lei no íntimo deles
    e a escreverei nos seus corações.
Serei o Deus deles,
    e eles serão o meu povo.
34 Ninguém mais ensinará ao seu próximo
    nem ao seu irmão, dizendo:
‘Conheça ao Senhor’,
    porque todos eles me conhecerão,
desde o menor até o maior”,
    diz o Senhor.
“Porque eu lhes perdoarei a maldade
e não me lembrarei mais
    dos seus pecados.”

Jeremias profetisou sobre a nova alianca, e nos podemos ver os frutos dessa alianca ao ler Atos dos Apostolos, apos a morte e ressurreicao do Messias.

O proprio conceito de "messias" eh totalmente judaico, o proprio Messias ensinou que a salvacao vem dos judeus: "Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em JerusalémVocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus". Joao 4:21,22.

Nessa ultima referencia Jesus faz mencao da dispersao do povo judeu e da destruicao de Jerusalem que viria a acontecer no ano 70 d.C (destruicao do 2º templo) com a total destruicao dos judeus como nacao em 135 d.C, durante o imperio romano de Hadrian, onde a perseguicao dos judeus se intensificou, Jerusalem se tornou uma cidade paga, onde judeus eram proibidos de morar; Hadrian mudou o nome do pais de Judea para Syria Palestina. Ele decretou a proibicao: dos estudos da Torah, observancia do sabado (Shabbat), circuncisao, encontros nas sinagogas, a aplicacao da lei judaica entre os judeus, e outras praticas e rituais judaicos. [3]

O N.T. completa o A.T., um nao existe sem o outro, eh como um predio ter 2º andar sem o 1º, impossivel! No meu proximo artigo, gostaria da falar sobre o anti-Semitismo que adentrou a igreja e fez com que houvesse essa triste separacao entre crentes judeus e gentios, e causou (e ainda causa) tanta violencia e magoa entre as duas partes. 

Comentarios, perguntas, criticas construtivas, mantando-se o bom nivel de educacao sao muito bem vindas, por favor!


Referencias / Fontes:

1. http://biblehub.com/commentaries/vws/acts/13.htm
2. STERN, David H. Complete Jewish Bible. Published by Jewish New Testament Publications. Clarksville, MD. 1998.
3. https://www.jewishvirtuallibrary.org/jsource/Judaism/revolt1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentarios sao bem-vindos...