Páginas

blog layout

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Anti-Semitismo e os cristaos! Parte 1

Nas palavras de Edward Flannery em Anguish of the Jews, p. 284:


"O anti-Semitismo eh o mais longo e o mais profundo odio na historia da humanidade... Qual outro tipo de odio durou 23 seculos e sobreviveu a um genocidio de 6.000.000 de suas vitimas nesse 23º seculo de existencia, so para encontrar-se ainda intacta e forte por tantos anos?" [1]


  • O que eh o antissemitismo?

"Antissemitismo é o preconceito ou hostilidade contra judeus baseada em ódio contra seu histórico étnico, cultural e/ou religioso. Na sua forma mais extrema, "atribui aos judeus uma posição excepcional entre todas as outras civilizações, difamando-os como um grupo inferior e negando que eles sejam parte da(s) nação(ões) em que residem"." [2]

E tudo comecou...


com a descendencia de Sem.... Vamos para Gn 10, recaptular como se dividiram os povos descendentes de Noe. Noe teve tres filhos: Cam, Sem e Jafe. [3]



Os Jafetitas

Estes foram os filhos[a] de Jafé:
    Gômer, Magogue, Madai, Javã, Tubal,
    Meseque e Tirás. 




Os Camitas

Estes foram os filhos de Cam:
    Cuxe, Mizraim[c], Fute e Canaã.


Cuxe gerou[d] também Ninrode, o primeiro homem poderoso na terra. Ele foi o mais valente dos caçadores[e], e por isso se diz: “Valente como Ninrode”. 10 No início o seu reino abrangia Babel, Ereque, Acade e Calné[f], na terra de Sinear[g]. 11 Dessa terra ele partiu para a Assíria, onde fundou Nínive, Reobote-Ir[h], Calá 12 e Resém, que fica entre Nínive e Calá, a grande cidade.

13 Mizraim gerou os luditas, os anamitas, os leabitas, os naftuítas, 14 os patrusitas, os casluítas, dos quais se originaram os filisteus, e os caftoritas.

15 Canaã gerou Sidom, seu filho mais velho, e Hete[i], 16 como também os jebuseus, os amorreus, os girgaseus, 17 os heveus, os arqueus, os sineus, 18 os arvadeus, os zemareus e os hamateus.
Posteriormente, os clãs cananeus se espalharam. 19 As fronteiras de Canaã estendiam-se desde Sidom, iam até Gerar, e chegavam a Gaza e, de lá, prosseguiam até Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, chegando até Lasa.

20 São esses os descendentes de Cam, conforme seus clãs e línguas, em seus territórios e nações.

Os Semitas - (daqui vem a expressao "anti-Semita", pois o povo escolhido vem de Sem, atraves de Abraao)

21 Sem, irmão mais velho de Jafé[j], também gerou filhos. Sem foi o antepassado de todos os filhos de Héber.
22 Estes foram os filhos de Sem:
    Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã.
23 Estes foram os filhos de Arã:
    Uz, Hul, Géter e Meseque[k].


Encorajo-os a ler o capitulo todo, pois eh muito importante que cada um faca sua propria pesquisa, e nao acredite no que eu falo ou outras pessoas falam... eu estou fazendo uma pesquisa imensa pra poder escrever aqui pra voces, estou cavando o mais profundo que eu puder, ate porque muito me interessa saber disso tudo (e nao sou nenhuma expert, ok?). E isso sao coisas que voce le na Biblia mas quando somos muito jovens, nao damos importancia. Eu costumava pensar: "Pra que tanto nome de gente nessa Biblia? E eh tanto nome feio!" rsrsrs... Pois eh, hoje eu sei que esses nomes dos filhos e netos etc dos patriarcas eram pra que nos possamos associa-los com o que vem mais adiante na Biblia.   

Eh super importante saber que os filhos de Jafe geraram os povos maritimos, do Mediterraneo (Turquia, Grecia); os filhos de Cam geraram povos como os Assirios, os Filisteus, Jebuseus, Amorreus, etc...; of filhos de Sem geraram os povos que se espalharam pelo Norte da Africa (Egito, Etiopia, Sudao etc). Todos estes povos tiveram e ainda tem muita significancia na historia do povo de Canaa (Israel) ate hoje.

Em Gn 11, nos aprendemos que Abraao eh filho de Tera (da descendencia de Sem) - visto que eles eram de Ur, atual Iraque - Tera teve Abraao, Naor e Hara (sendo este ultimo o pai de Lo). 

"27 Esta é a história da família de Terá:
Terá gerou Abrão, Naor e Harã. E Harã gerou Ló. 28 Harã morreu em Ur dos caldeus, sua terra natal, quando ainda vivia Terá, seu pai. 29 Tanto Abrão como Naor casaram-se. O nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher de Naor era Milca; esta era filha de Harã, pai de Milca e de Iscá. 30 Ora, Sarai era estéril; não tinha filhos.
31 Terá tomou seu filho Abrão, seu neto Ló, filho de Harã, e sua nora Sarai, mulher de seu filho Abrão, e juntos partiram de Ur dos caldeus para Canaã. Mas, ao chegarem a Harã, estabeleceram-se ali.
32 Terá viveu 205 anos e morreu em Harã."

Abrao, como ainda era seu nome, habitava na Arabia (Iraque), na terra da Babilonia, entao tenha em mente que ele, juntamente com sua tribo eram pagaos, eles ainda nao acreditavam em YHWH! Eles nao guardaram a fe de Noe, tenham em mente isso. Lembra da torre de Babel? O grande precursor desse feito era tataraneto de Noe (Ninrode), de onde veio varios povos pagaos. 

No capitulo 12 de Genesis, YHWH aparece a Abrao e diz pra ele deixar sua terra e seus parentes, e partir pra terra onde YHWH mostraria, e fez promessa de torna-lo uma grande nacao. Abrao, em atitude de fe, foi! Ele levou Sarai, sua esposa, e seu sobrinho, Lo, e muitos servos comprados em Hara. A historia toda eh bem bacana de se ler, entao leia! rsrs

Em Gn 13, Abrao se separa de Lo, amigavelmente, pois ambos tinham muitas riquezas. Lo foi pra regiao do vale do Jordao, proximo a Sodoma; e Abrao ficou na terra de Canaa. A informacao mais importante deste capitulo eh que, mais uma vez, Deus faz a promessa a Abrao de abencoa-lo e torna-lo grande. E aqui comeca e bencao e tambem o pesadelo desse povo, do POVO ESCOLHIDO! 

Hebron, onde Abrao montou sua tenda

14 Disse o Senhor a Abrão, depois que Ló separou-se dele: “De onde você está, olhe para o norte, para o sul, para o leste e para o oeste: 15 toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre. 16 Tornarei a sua descendência tão numerosa como o pó da terra. Se for possível contar o pó da terra, também se poderá contar a sua descendência. 17 Percorra esta terra de alto a baixo, de um lado a outro, porque eu a darei a você”.
18 Então Abrão mudou seu acampamento e passou a viver próximo aos carvalhos de Manre, em Hebrom, onde construiu um altar dedicado ao Senhor. Gn 13:14-18


Essa historia linda de amor entre YHWH e Seu povo comeca aqui, praticamente! Voce ve que a promessa foi dada a Abrao, um dos patriarcas da nacao de Israel (que tambem foi o nome que Adonai deu a Jaco). E eu sublinhei e mudei de cor pra enfatizar bem pra voces que essa promessa contem uma importante expressao: "para sempre". Nao era so enquanto a nacao fosse fiel ou boazinha... mas para sempre! A partir dai, eles se tornam um povo diferenciado, portanto varias tentativas de destruir essa nacao foram feitas pelo inimigo de nossas almas: o diabo em si. Ate porque, sem Israel, sem Cristo... Mas, juntos veremos como o anti-Semitismo cresceu e como Adonai preservou seu povo ate hoje.

Vou parar por aqui na parte 1, porque o assunto eh longo... afinal anti-Semitismo eh longo tambem. Logo, logo voltarei pra continuacao do nosso assunto.

Fiquem na paz do Senhor YHWH! 

S.P.

________________________
Referencias: 

1. FLANNERY, Edward H. Anguish of the Jews, The: Twenty-three centuries of antisemitism (Studies in Judaism and Christianity). Paulist Press; 2nd Revised edition edition (2 Nov. 2004). 
2. https://pt.wikipedia.org/wiki/Antissemitismo, no dia 06/08/2015 as 13:55 (hora de Londres).
3. Biblia Sagrada - Nova Versão Internacional (NVI-PT) - https://www.biblegateway.com/passage/?search=G%C3%AAnesis%2013&version=NVI-PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentarios sao bem-vindos...