Páginas

blog layout

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Anti-Semitismo e os cristaos! Parte 2: A Causa do anti-Semitismo.

Qual a causa do anti-Semitismo?

Primeiramente, esse eh o odio mais longo de todos os tempos, comecou pelo menos a 2.500 anos atras [1] - sabe aqueles povos descendentes de Sem, Cam e Jafe? Entao, praticamente todos eles pelejaram contra Israel, os descendentes de Abraao (que veio de Sem), e tentaram conquista-los, escraviza-los, so pelo fato deles adorarem esse Deus "que nao se ve" - porque, ao contrario dos outros povos, nao se faz imagens de YHWH. Dai a relevancia de ter falado sobre isso na Parte 1 do artigo. Hoje, o anti-Semitismo esta nos seus maiores niveis, igual ao nivel pre-holocausto. Como pode? 

Para voce ter uma ideia, nao se pode (pelo menos nao se deve) usar joia com nenhum simbolo judaico no Reino Unido e Europa, pois eh extremamente perigoso, pois o anti-Semitismo por parte dos muculmanos cresceu junto com o crescimento demografico desse povo, mais os brancos convertidos ao Isla, que tambem eh um numero que cresce rapidamente. Nao sei o que fascina tanto a respeito dessa religiao, eh uma religiao de guerra, de odio, de assassinos, etc... Enfim, dedicarei um post ao Isla, mas nao este.

Meu marido e eu comecamos a ir a uma sinagoga messianica aos sabados, onde a policia estava a oferecer protecao, pois as ameacas de ataques as sinagogas eh alta. E quando o servico comecava, eles tracavam a porta da sinagoga. Por vezes eu ensaiei fugir para os fundos da sinagoga se uma eventualidade acontecesse. Mas gracas a Deus, nunca aconteceu, e espero que o Senhor YHWH guarde todos eles desses ataques desses vermes. Pessoas assim so merecem serem chamadas de vermes, embora eu ainda ore por esses vermes, para que o Senhor os alcance com a verdade que so Yeshua eh o Senhor, e que Ele ja deu a vida para salvacao deles, se eles O aceitarem como messias.

Todos nos precisamos de Yeshua, nao ha salvacao em nunhum outro, assim, seja "cristaos", ateus, muculmanos, judeus, hindus, sikhs, budistas, etc, precisam colocar a fe em Yeshua e entregar a vida a Ele. 

Atos 4:10-12: 10 seja conhecido de vós todos e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dos mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. 11 Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. 12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (enfatizacao minha).



Mas, voltando....

  • Qual eh a razao de tanto odio, de tanto anti-Semitismo?

Nos vemos em Esdras 3 e 4, uma historia bem interessante. No reinado de Ciro, da Persia, os judeus foram autorizados a reconstruir o templo do Senhor (Adonai), trazendo muita alegria ao povo de Israel. Mas, os inimigos de Juda e de Benjamin se opuseram e comecaram a atemoriza-los para que a construcao fosse adiada, e assim aconteceu, durante todo o reinado de Ciro e Dario, reis da Persia. 

No inicio do reinado de Xerxes (em Hebraico: Assuero), estes opositores enviaram uma carta ao rei reclamando da audacia dos judeus ao desejar reconstruir o templo. Esta eh a copia da carta, presta atencao ao odio que nela ha, e compare com o odio a Israel de hoje (2015): Esdras 4:11-16 [2]


11 (Esta é uma cópia da carta que lhe enviaram.)

“Ao rei Artaxerxes,

“De seus servos que vivem a oeste do Eufrates:

12 “Informamos o rei que os judeus que chegaram a nós da tua parte vieram a Jerusalém e estão reconstruindo aquela cidade rebelde e má. Estão fazendo reparos nos muros e consertando os alicerces.

13 “Além disso, é preciso que o rei saiba que, se essa cidade for reconstruída e os seus muros reparados, não mais se pagarão impostos, tributos ou taxas, e as rendas do rei sofrerão prejuízo. 14 Agora, visto que estamos a serviço do palácio e não nos é conveniente ver a desonra do rei, nós lhe enviamos esta mensagem ao rei, 15 a fim de que se faça uma pesquisa nos arquivos de seus antecessores. Nesses arquivos o rei descobrirá e saberá que essa cidade é uma cidade rebelde, problemática para reis e províncias, um lugar de revoltas desde épocas antigas, motivo pelo qual foi destruída. 16 Informamos ao rei que, se essa cidade for reconstruída e seus muros reparados, nada lhe sobrará a oeste do Eufrates”.


Engracado quando eles dizem que "essa cidade eh uma cidade rebelde, problematica para reis e provincias, um lugar de revoltas desde epocas antigas".... Desde sempre os outros povos que tentaram ocupar as terras de Judah e Canaa (Israel), e escravizar e/ou aniquilar o povo judeu, sempre se achou no direito de faze-lo, pois na cabeca de todos esses povos, os judeus nao merecem viver em paz! Mas, por que? Voce pode me dar uma razao concreta??? 

Se voce for sincero e fizer sua propria pesquisa, voce vai constatar que todas as guerras que houve entre Israel e outros povos, foi devido as tentativas desses outros povos de tomar Israel e destruir os judeus como povo. E o povo de Israel sempre contra-atacou, quando eles podiam, eles lutavam (era sempre com a ajuda de YHWH que eles ganhavam essas lutas pra retomar o que lhes pertencia). 

Ou voce tambem acha que os judeus tem que aceitarem calados serem massacrados e nao fazerem nada? Muita gente pensa assim! Todos os povos se defendem, todos os povos ja passaram e ainda passam por guerras ate hoje, por que so os judeus nao podem se defender e contra-atacar seus inimigos? Sera que sao dois pesos, duas balancas para os judeus?

Segundo, o anti-Semitismo eh o odio que mais se espalhou (e se espalha) em todos os tempos. Pode ser rastreado desde o mundo Greco-Romano ate o mundo "cristao" (sim, ate o "cristianismo" foi contaminado pelo anti-Semitismo); do Isla ao fascismo comunista (estao todos ligados, muculmanos terroristas, Hittler e Joseph Stalin!); de brancos a negros supremacistas; de universidades a midia; do Japao a Russia; todos ja perseguiram (ou ainda perseguem) os judeus. Mas por que? [1]

Terceiro, o anti-Semitismo eh o odio mais irracional de todos os tempos. Quando a Grande Praga (Black Plague) dizimou a Europa, judeus fora acusados de comecar a praga ao envenenarem os pocos de agua com uma mistura de aranhas, lagartos e coracoes de cristaos com alguns elementos da comunhao (eucaristia). Alguns grupos, enfurecidos pelos rumores, assassinaram milhares de judeus. Quando a igreja Catolica declarou, em 1215, que os elementos da comunhao literalmente tornaram-se o corpo e o sangue de Jesus, judeus foram acusados de roubar hostias consagradas, culminando em comunidades judias inteiras sendo queimadas na estaca. Nos paises islamicos acredita-se, ate hoje, que durante a Pascoa (Pesach) os judeus sequestram criancas (muculmanas) para fazer os paes sem fermento com o sangue delas. Judeus sao tambem acusados de espalhar o virus da AIDS, de orquestrar o ataque de 9 de Setembro de 2001 (09/11). Sao acusados, inclusive, de controlar a igreja Catolica. [1]

Veja algumas propagandas expostas no oriente medio, sobre Israel: (google images)




































Aqui eh so uma pequena amostra das propagandas, se voce quiser ver mais, eh so procurar no Google e tambem no YouTube. A foto 1 mostra um soldado israelense usando uma crianca palestina como escudo (quando, na verdade eh o contrario, eh o HAMAS que faz esse tipo de coisa com as proprias criancas plestinas). A foto 2 mostra Israel atacando Palestina incansavelmente e clamando ser em auto-defesa, enquanto a Palestina ("coitadinha") so manda uma bombinha (tadinhos, nao eh mesmo... rsrsrs... so muito alienado pra acreditar nessas lorotas). A foto 3 mostra os grandes jornais CNN e BBC dando mais atencao a algo futil que aconteceu em Israel do que as pobres criancinhas mortas em Gaza. A foto 4 mostra o ex-primeiro ministro de Israel - Ariel Sharon - bebendo o sangue de criancas palestinas em uma taca.

Eu confesso que eu anseio por ver a Palestina livre! Livre do Isla, livre do profeta Maome, esse sendo o verdadeiro lider do HAMAS, o verdadeiro ladrao dos direitos humanos, ladrao da paz, assassino dessas criancas, que tem sua infacia roubada com o intuito de se tornarem soldados de Allah. Eu quero ver a Palestina e o resto dos paises islamicos livres do principal opressor deles: seu profeta e sua religiao dos infernos! Oro pra que YHWH os alcance com a verdade de Yeshua, com a paz que so Yeshua pode dar!

Vejamos algumas explicoes para o anti-Semitismo, dadas por varias pessoas, durante uma pesquisa feita pelo Dr. Michael Brown [1]:

  1. "Porque os judeus mataram Jesus". Sendo que todos nos o "matamos", em vista que Ele deu sua vida por nos, pelos nossos pecados.
  2. "Porque alguem tem sempre que ser o culpado de tudo".
  3. "Porque os judeus tem uma religiao diferenciada, fazendo-os diferentes de todos os outros". Por acaso isso seria inveja? Tenho certeza que, no fundo, muitas pessoas morrem de inveja do sucesso de Israel, mesmo sem saber, sem entender.
  4. "Eh porque os judeus sao especialmente maus". Esse foi um motivo dado por um taxista paquistanes que mora nos E.U.A. - so podia, ne?!
  5. "Eh porque os judeus sempre tem todo o dinheiro". Mais inveja!
  6. "Eh por causa da culpa dos judeus, levando a julgamento divino". Nos sabemos pelo A.T. que Deus punia seu povo, como um pai pune um filho, permitindo que os povos inimigos os ferissem, quando eles abandonavam Adonai por outros deuses, mas mesmo assim, sempre que o odio e as torturas se tornavam intensas demais, Ele saia em socorro do Seu povo. Veja Isaias 10:5-19 e tambem Zacarias 1:14-15.
Eu vou citar a resposta do Dr. Michael Brown a essas tentativas de explicar o anti-Semitismo, traducao feita por mim mesma, claro. Quem quiser ver no livro, a pagina eh 134. [1]
 
"Claramente, todos esses argumentos caem de uma forma ou de outra, falhando em explicar o anti-Semitismo intenso, irracional e de natureza longa, e falhando em ligar os pontos. Qual eh, entao, a explicacao para o anti-Semitismo no mundo? Eh simplesmente isso: Deus escolheu o povo judeu como intrumento do seu plano de redencao, Ele prometeu que eles iriam sempre permanecer na Terra como um povo diferenciado - apesar de seus pecados e falhas - e o diabo em pessoa os marcou para destruicao. Finalmente, foi atraves do povo judeu que o conhecimento do unico, verdadeiro DEUS veio ao mundo, foi atraves do povo judeu que o messias veio, e foi atraves do povo judeu que a mensagem das boas novas se espalhou para as nacoes. E eh o povo judeu em Jerusalem que ira, por fim,  dar as boas vindas ao messias quando Ele vier para reinar (veja Mateus 23:37-39). Eh por isso que o diabo os odeia tanto!"

E eu concordo com a explicacao do Dr. Michael Brown. O odio de satanas pelos judeus eh um reflexo de seu odio por YHWH. Os judeus sao o povo que YHWH escolheu! Todos os esforcos de satanas de aniquilar os judeus eh para fazer YHWH mentiroso, pois YHWH prometeu dando Sua Palavra, que Seu povo Israel nunca seria destruido. Se esse povo deixar de existir prova que YHWH nao pode cumprir sua promessa, ou seja, faz Dele mentiroso ou sem poder. O exterminio dos judeus da face da Terra significa, tambem, que a volta de Jesus nao se dara, pois eh exatamente para resgatar o Seu povo que Yeshua voltara nas nuvens e pousara no Monte das Oliveiras (veja Joel 3 e Rom 16:20).
 
Olha essa promessa linda de YHWH a Israel, em Dt 30:3-5: (enfatizacao minha)
 
" então o Senhor, o seu Deus, lhes trará restauração[a], terá compaixão de vocês e os reunirá novamente de todas as nações por onde os tiver espalhado. Mesmo que tenham sido levados para a terra mais distante debaixo do céu, de lá o Senhor, o seu Deus, os reunirá e os trará de volta. Ele os trará para a terra dos seus antepassados, e vocês tomarão posse dela. Ele fará com que vocês sejam mais prósperos e mais numerosos do que os seus antepassados." [3]
 
  • Voce sabe dizer se essa promessa ja se cumpriu??? Ganha um doce quem souber!!!
 
A resposta eh: Sim! Essa promessa ja se cumpriu, e foi em14 de Maio de 1948, quando, apos o Holocausto, Israel se tornou Estado novamente, e judeus dos quatro cantos do planeta voltaram para a terra que pertenceu aos seus antepassados! Israel eh hoje, o unico pais do Oriente Medio que pratica democracia, onde homens e mulheres, sendo heterossexuais ou homossexuais, podem servir o exercito, podem exercer carreiras politicas, o unico pais onde cristaos, muculmanos e judeus vivem em paz, sem perseguicao, sem cortacao de cabecas; embora, com o advento do imperio islamico em crescimento, de vez em quando ha problemas de muculmanos em ataques a judeus dentro das paredes de Israel; o que eh uma pena, visto que eles vivem livres para se desenvolver. Israel eh O centro tecnologico e de pesquisas medicas, vendendo solucoes para varios problemas de saude no mundo. Quando ha desastres naturais em varios lugares, Israel sempre manda o exercito juntamente com medicos em hospitais moveis para ajudar e levar mantimentos, remedios, roupas, etc. Os paises islamicos fazem isso? Sinto muito, mas a resposta eh NAO!
 
Nao ha competicao aqui pra ver quem eh bonzinho, quem nao eh, mas eu quero mostrar meu ponto, claramente, que Israel nao eh o problema das nossas vidas!
 
  • Outra perguntinha: Quando se deu a diaspora do povo judeus? Em outras palavras, quando os judeus foram espalhados pros quatro cantos do mundo?
 
(...)
 
Alguem?
 
(...)
 
Resposta: Em 135 d.C. pelo emperador Hadrian, de Roma, ocupantes da terra que pertencia aos judeus!
 
Aula de Historia:
 
O emperador Hadrian tornou-se emperador de Roma em 118 d.C., ele era ate simpatizante dos judeus. Ele permitiu que os judeus retornassem a Jerusalem, apos a destruicao do templo que ocorreu no ano 70 d.C. Deu ate permissao para eles reconstruirem o templo novamente. Mas, logo, o emperador Hadrian voltou atras em sua palavra, pedindo que o local original do templo fosse mudado. Ele, tambem, comecou a deportar os judeus para a Africa do Norte. Desta maneira, os judeus que ficaram, comecaram a fazer reunioes secretas e combinar estrategias caso fosse preciso comecar uma guerra com Roma.
 
Os judeus organizaram guerrilhas, e em torno de 123 d.C. comecaram a iniciar ataques surpresa contra os Romanos. A partir deste momento as coisas so pioraram para os judeus. Hadrian (acho que em Portugues deve ser Adriano) trouxe exercitos extras, chamados em ingles de "Sixth Ferrata", para Judea para lidar com os revoltosos. Adriano odiava outras religioes que nao fossem a dele e proibiu os judeus de praticar circuncisao. Ele apontou Tinneius Rufus como governador da Judea, sendo ele um governador mau e que se aproveitava das mulheres judias (se eh que voce me entende). Em aproximadamente 132 d.C. Adriano comecou a construir uma cidadela em Jerusalem chamada Aelia Capitolina, uma combinacao de seu proprio nome com o onme de um deus Romano - Jupiter Capitilinus. Ele comecou a construir um templo pra Jupiter no lugar onde era o templo dedicado a YHWH. 
 
Nesse mesmo ano, os judeus comecaram ataques em larga escala, sob a lideranca do Rabino Shimon Bar-Kokhba. Judeus de outros paises e ate gentios se voluntariaram para se juntarem a cruzada deles. Os judeus produziram moedas com a frase "A liberdade de Israel", escritos em Habraico. Adriano, logo dispachou o General Publus Marcellus, governador da Siria (tambem ocupados por Roma), para ajudar Rufus. Os judeus derrotaram ambos lideres Romanos. Os judeus logo invadiram a regiao costeira e os Romanos comecaram batalhas navais contra eles.

A situacao se inverteu quando Adriano mandou um de seus melhores generais, Julius Severus, da Inglaterra (que tambem foi conquistada pelos Romanos, maior imperio da epoca), juntamente com outros generais. Por causa do grande numero de judeus "soldados" Severus resolveu sitiar as fortalezas judaicas e nao deixar passar suprimentos (comida) ate eles ficarem fracos, ao inves de uma guerra aberta. So, entao, foi que ele partiu em guerra declarada. Os Romanos demoliram as 50 fortalezas judaicas e 985 vilas. Os principais conflitos se deram na Judea, nas montanhas e no deserto da Judea, apesar de ter se espalhado para o Norte de Israel. 
 
A batalha final aconteceu em Bethar (desculpa, pois nao sei como chamar em Portugues), o quartel general de Bar-Kokhba, onde se encontrava o Sinedrio (a corte de justica judaica). Quando os exercitos de Adriano (Hadrian) sitiaram Bethar, as paredes de Bathar cairam, no dia 9 de Av (calendario judaico). Apos uma batalha violenta, todos os judeus em Bethar foram mortos. So apos 6 dias apos a batalha os Romanos permitiram que os judeus enterrassem seus mortos. 
 
A tentativa de independencia de Judea falhou, os judeus restantes foram vendidos como escravos, muitos foram remanejados para o Egito. Jerusalem tornou-se uma cidade paga, chamada Aelia Capitolina, e os judeus proibidos de viver nela. Foi quando Hadrian (Adriano, eu acho) mudou o nome do pais de JUDEA para SIRIA PALESTINA, como forma de humilhar os JUDEUS pela derrota!!!

Nos anos que se seguiram, Adriano foi extremamente cruel com os judeus que restaram em Judea (agora chamada Siria Palestina), perseguindo qualquer grupo judaico-cristao que houvesse. A pior perseguicao foi direcionada aos judeus praticantes, proibindo os estudos da Torah, proibindo a observancia do Shabbat (Sabado de adoracao ao SENHOR) e a pratica da circuncisao. Tambem proibiu Cortes judaicas, os encontros nas sinagogas, e varias outras praticas judaicas. Muitos judeus foram martirizados e a perseguicao durou ate o fim do governo de Adriano em 138 d.C. [4]


Voce acabou de ler sobre a Revolta de Bar-Kokhba, e como e quando o nome do pais judeu foi mudado para Siria Palestina. Espero que voces tenham aprendido algo novo hoje, e a proxima vez que disserem que a Palestina ja existia antes dos judeus ocuparem aquelas terras, voces ja sabem defender Israel dessa mentira fabricada pelos Arabes. 

Na proxima parte do nosso assunto, quero tocar na ferida, na nossa ferida... eu vou falar sobre o anti-Semitismo cristao!!!! 

Espero que tenham gostado e qualquer comentario educado sera muito bem-vindo, sejamos civilizados em tudo, nao eh verdade?

Fiquem na paz de Yeshua!

S.P.

P.S. Oro para que os "cristaos" comecem a abrir os olhos em relacao aos judeus e Israel, para que todo o anti-Semitismo que ha dentro de cada um seja quebrado em nome de Yeshua, o Mashiach. Que os cristaos possam ser bencao para ajudar, em amor, o povo de Deus, a se reconciliar com o seu Salvador!!!
_______________________
Referencias / Fontes:

1. BROWN, Michael L. What do Jewish people think about Jesus? Published by Chosen Books. Grand Rapids, MI. 2007. Pgs: 128 a 135.
2. https://www.biblegateway.com/passage/?search=Esdras%204&version=NVI-PT, no dia 11/08/2015, as 14:34 (hora de Londres).
3. https://www.biblegateway.com/passage/?search=Deuteronomio+30&version=NVI-PT, no dia 11/08/2015, as 15:50 (hora de Londres).
4. The Bar-Kokhba Revolt, no dia 11/08/2015, as 17:29 (hora de Londres).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentarios sao bem-vindos...