Páginas

blog layout

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Yom Kippur - o Dia do Perdao!

 

Ola queridos,

Infelizmente, nao pude escrever sobre o Yom Kippur na data do acontecimento (que foi no dia 23 de Setembro neste ano de 2015).

Eu sei que muita gente eh nova em relacao ao calendario judaico e aos Festivais (ordenancas) do SENHOR YHWH. Eu tambem estou aprendendo pouco a pouco e tem sido um periodo de crescimento gigantesco para mim, pois estou cada vez mais proxima de YHWH com a verdade que nos foi negada por tanto tempo pelo dominio da igreja romana catolica; e tambem, nao podemos negar, da ignorancia e anti-semitismo por parte dos protestantes, que tendo adotado as praticas romanas de certo modo, acabaram por tornarem-se cegos a Palavra de DEUS.

  • O que eh o YOM KIPPUR?

Por favor, antes de comecar a ler minha explicacao, va ate o livro de Levitico e leia o capitulo 16, que foi quando a pratica do Yom Kippur comecou.

(..... Voce esta lendo o capitulo 16 de Levitico......)

Tendo lido o capitulo voces viram que esse dia era um dia de muitos sacrificios pelos pecados de Israel (que era - e ainda eh - o povo escolhido), era um dia de jejum e de se abster de todo trabalho. Nesse dia Arao deveria entrar no Santo dos santos, vestido todo em linho branco, deveria lavar-se antes (significando a purificacao). Ele faria sacrificios por ele proprio e a familia dele, e tambem, pelo povo de Israel.

O povo de Israel deveria apresentar duas cabras perfeitas para o sacrificio. Eles tirariam a sorte deles com pedras, a cabra do SENHOR seria morta, a cabra AZAZEL teria todos os pecados de Israel jogados nele e seria mandado para o deserto, levando os pecados do povo com ele.

Todo esse ritual representa o proprio sacrificio de Yeshua HaMashiach por nossos pecados... E isso explica o porque do veu do Templo ter sido rasgado de cima a baixo quando Yeshua morreu na cruz. O sacrificio Dele foi eficiente e eficaz. Vamos fazer alguns paralelos:

  • O sacerdote vestido em linho branco - linho branco pra fazer sacrificio de animais?!!! Como voce imagina que essa roupa ficava? Toda suja de sangue, nao eh mesmo?! Veja, entao, Apocalipse 19:11-16 ... Sobre a vitoria de Cristo sobre a besta e o falso profeta.

11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. 12 E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo. 13 E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. 14 E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro. 15 E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. 16 E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Apocalipse 19:11-16


 Repare no padrao... o exercito de Yeshua vestidos em linho branco, e o proprio Yeshua (provavelmente em branco) com suas vestes salpicadas de sangue. Pois Ele vem para destruir o exercito da besta fera e do falso profeta! Isso faz paralelo com Daniel 7:13,14 - o Filho do Homem vindo nas nuvens e todo o dominio, honra e gloria dados a Ele. Faz paralelo tambem com Joel 3, que faz paralelo com Zacarias 12 - que eh tremendo!!!!! Profecia pura!!!! Fala da segunda vinda de Cristo, confirmando Apocalipse 1, o Messias vira para destruir os inimigos de Israel (seu povo), perdoa-los de seus pecados, de sua incredulidade e restaura-los na arvore de onde eles foram cortados... sera YOM KIPPUR em acao!!! E eles chorarao pois reconhecerao que o Messias eh o mesmo a quem eles crucificaram antes, Yeshua. Mas o final da historia eh destruicao dos povos que se voltarem contra Israel e a redencao do seu povo!!! Aleluia!!!!

A destruição dos inimigos do povo de Deus. O arrependimento e a purificação de Israel

12 Peso da palavra do Senhor sobre Israel. Fala o Senhor, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele. Eis que porei Jerusalém como um copo de tremor para todos os povos em redor e também para Judá, quando do cerco contra Jerusalém. E acontecerá, naquele dia, que farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que carregarem com ela certamente serão despedaçados, e ajuntar-se-ão contra ela todas as nações da terra. Naquele dia, diz o Senhor, ferirei de espanto todos os cavalos e de loucura os que montam neles; e sobre a casa de Judá abrirei os meus olhos e ferirei de cegueira todos os cavalos dos povos. Então, os chefes de Judá dirão no seu coração: A minha força são os habitantes de Jerusalém e o Senhor dos Exércitos, seu Deus. Naquele dia, porei os chefes de Judá como uma brasa ardente debaixo da lenha e como um facho entre as gavelas; e à direita e à esquerda eles consumirão a todos os povos em redor, e Jerusalém será habitada outra vez no seu próprio lugar, mesmo em Jerusalém. E o Senhor primeiramente salvará as tendas de Judá, para que a glória da casa de Davi e a glória dos habitantes de Jerusalém não sejam exaltadas acima de Judá. Naquele dia, o Senhor amparará os habitantes de Jerusalém; e o que dentre eles tropeçar, naquele dia, será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do Senhor diante deles. E acontecerá, naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém.
10 E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e o prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito. 11 Naquele dia, será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megido. 12 E a terra pranteará, cada linhagem à parte; a linhagem da casa de Davi, à parte, e suas mulheres, à parte, e a linhagem da casa de Natã, à parte, e suas mulheres, à parte; 13 a linhagem da casa de Levi, à parte, e suas mulheres, à parte; a linhagem de Simei, à parte, e suas mulheres, à parte. 14 Todas as mais linhagens, cada linhagem, à parte, e suas mulheres, à parte.
Almeida Revista e Corrigida 2009 (ARC)
 
  • Paralelo das cabras, uma pra sacrificio e outra pra receber os pecados do povo e tirar a sorte - 

35 E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes. Mateus 27:35,36.


16 Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou; traspassaram-me as mãos e os pés. 17 Poderia contar todos os meus ossos; eles veem e me contemplam. 18 Repartem entre si as minhas vestes e lançam sortes sobre a minha túnica. Salmos 22:16-18 

Yeshua fez o papel das 2 cabras, ele foi sacrificado e levou sobre si nossas transgressoes! Amem?

Conclusao: A Festa dos Tabernaculos aponta para a anunciacao da volta de Cristo, ao ressoar das trombetas e ao clamor de Israel. Yom Kippur aponta para a vinda de Cristo nas nuvens, destruicao dos inimigos de Israel e a redencao deles por Yeshua HaMashiach!!! Olha que maravilha!!! Eu regozijo ao saber dessas coisas... aprender profecias, o significado de cada ritualzinho que a gente le no Antigo Testamento e nao entende... porque eh complicado mesmo! Infelizmente isso nos foi roubado, a oportunidade de nos entendermos essas coisas nos foi tirado no momento em que a igreja Romana separou gentios e judeus. Mas nunca eh tarde para aprender o certo e voltar as raizes da nossa fe. 

O apostolo Paulo fala que o desejo dele eh que o povo Israelita seja salvo, pois ele mesmo era Israelita, e que ele exalta o ministerio dele, por ser o apostolo dos gentios, e que ele espera que assim sendo, os gentios pudessem fazer ciume ao povo Israelense no intuito de chama-los a fe no Mashiach. E ele nos chama a pregar pra eles! (Leia Romanos 10 e 11)

Mas, isso aconteceu ou acontece hoje? Eh a coisa mais rara do mundo voce ve um ministerio voltado a alcancar os judeus (em amor!!!), so se ve muito eh apontamento de dedo e "cristaos" se gloriando contra o povo judeu e eternamente punido-os pela crucificacao de Cristo. 

Eh muito importante continuar pregando o evangelho para toda criatura... mas isso inclui os judeus tambem! Minha oracao hoje eh para que voces possam ser cheios de amor pelo povo judeu e tenham um chamado especial para, em amor, guia-los a fe no Messias, e que orem pela redencao e paz de Israel, pois "se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição, a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!" Rm 11:12

Shalom!

S.P.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentarios sao bem-vindos...