Páginas

blog layout

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Sukkot - Festa dos Tabernaculos!!!


Ola meus queridos,

ca estou eu de novo para falar sobre a Festa dos Tabernaculos (Sukkot, em hebraico). Olha so as datas deste ano na foto acima (27/09 a 6/10). Sukkot eh uma das Festas Divinas favoritas para mim!!! 

  • Motivos pelos quais Sukkot eh tao importante para mim:

  1. Joao 1:14: E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.  

A palavra "habitou" em grego eh "skenoo", que significa "habitar em uma tenda" - e tambem aparece em Apocalipse 21:3: E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus.

Esta tenda parece com algo? Esta tenda se chama "sukkah"

Muitos estudiosos acreditam que Jesus nasceu durante a Festa dos Tabernaculos. O "estábulo" é chamado de Sucot (Gn 33:17).

Em João 1:14, a palavra "habitou" é, literalmente, "habitou" em grego - e isso vem como o clímax de "versão" de João da história da encarnação de Cristo.

Festa dos Tabernáculos é um festival de outono de uma semana comemorativa da jornada de 40 anos dos israelitas no deserto. A palavra Sucot significa "cabines" ou "tendas".


Foi o nascimento de Cristo durante a Festa dos Tabernáculos?

Para os israelitas a Festa dos Tabernáculos retratada seus quarenta anos de peregrinação no deserto antes de entrar na Terra Prometida. Pedro e Paulo se referiram a nossos corpos físicos como tabernáculos, ou habitações temporárias (II Coríntios 5: 1-4, II Pedro 2: 13-14). 1

A Bíblia não diz especificamente a data do nascimento de Jesus. Sabemos que não foi durante os meses de inverno porque as ovelhas estavam no pasto (Lucas 2: 8). Um estudo do tempo da concepção de João Batista revela que ele foi concebido ao redor de Sivan 30, a décima primeira semana. 1

Nós sabemos que seis meses após a concepção de João, Maria concebeu Jesus (Lucas 1: 26-33). Portanto, Jesus teria sido concebido seis meses mais tarde, no mês de Kislev. Kislev 25 é Hanukkah. 1

Foi a "luz do mundo" concebido no festival de luzes?

A partir de Hanukkah, que começa em Kislev 25, e continua por oito dias, e contando com os nove meses de gravidez de Maria, chega-se o tempo aproximado do nascimento de Jesus no Festival de Tabernáculos (início do outono do ano).
1

Durante a Festa dos Tabernáculos

Durante a Festa dos Tabernáculos, Deus exigiu que todos os judeus do sexo masculino viessem a Jerusalém. Os numerosos peregrinos que vinham a Jerusalém para as festas iriam se espalhar nas cidades vizinhas (Belém é cerca de cinco milhas de Jerusalém). José e Maria foram incapazes de encontrar um quarto na estalagem por causa do afluxo de tantos peregrinos. Eles podem ter sido dado abrigo em uma sucá, que é construído durante um período de sete dias cada ano que acompanha a celebração da Festa dos Tabernáculos. Devido às dificuldades durante a viagem, era comum para os funcionários para declarar o tempo do imposto durante uma festa templo (Lucas 2: 1).
1

Sabemos que o nosso Messias se manifestou em um corpo temporário quando Ele veio à terra. É possível que ele também tenha sido posto em uma residência temporária? Os campos teriam sido pontilhados com sukkoths durante este tempo de colheita para animais do abrigo temporários. A palavra hebraica "estábulo" é chamado de Sucot (Gn 33:17). E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria (Lucas 2: 7). 1

José e Maria tomaram o menino e fugiram para o Egito e lá permaneceram até que tivessem sido avisados por Deus que Herodes estava morto. José e Maria trouxeram o menino Jesus em Jerusalém quarenta dias a partir de seu nascimento para a purificação de Maria e dedicação da criança (de acordo com a Torá isso tinha que ser feito no prazo de quarenta dias do nascimento de uma criança do sexo masculino, não fazê-lo é considerado um pecado).
1

Ha muitas referencias, muitos estudos sobre esse tema, muitos ate dizem que Jesus provavelmente nasceu no 1º dia de Sukkot, vindo a ser circunsisado no dia 8 apos seu nascimento. Este website tambem eh muito bom para este assunto. http://christinprophecy.org/articles/when-was-jesus-born/. Este outro site eh tremendo, com muitas referencias biblicas, desde o A.T. ao N.T., esta em ingles tambem, mas o Google tradutor agora eh o mais moderno "pai dos burros"... sem ofensa! - http://homepage.ntlworld.com/gary.h.turner/XmasSept/xmas09.htm.

  • Estabelecimento da Festa dos Tabernaculos:

A Festa dos Tabernáculos

33 E falou o Senhor a Moisés, dizendo: 34 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos quinze dias deste mês sétimo, será a Festa dos Tabernáculos ao Senhor, por sete dias. 35 Ao primeiro dia, haverá santa convocação; nenhuma obra servil fareis. 36 Sete dias oferecereis ofertas queimadas ao Senhor; ao dia oitavo, tereis santa convocação e oferecereis ofertas queimadas ao Senhor; dia solene é, e nenhuma obra servil fareis.
37 Estas são as solenidades do Senhor, que apregoareis para santas convocações, para oferecer ao Senhor oferta queimada, holocausto e oferta de manjares, sacrifício e libações, cada qual em seu dia próprio; 38 além dos sábados do Senhor, e além dos vossos dons, e além de todos os vossos votos, e além de todas as vossas ofertas voluntárias que dareis ao Senhor.
39 Porém, aos quinze dias do mês sétimo, quando tiverdes recolhido a novidade da terra, celebrareis a festa do Senhor, por sete dias; ao dia primeiro, haverá descanso, e, ao dia oitavo, haverá descanso. 40 E, ao primeiro dia, tomareis para vós ramos de formosas árvores, ramos de palmas, ramos de árvores espessas e salgueiros de ribeiras; e vos alegrareis perante o Senhor, vosso Deus, por sete dias. 41 E celebrareis esta festa ao Senhor, por sete dias cada ano; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações; no mês sétimo, a celebrareis. 42 Sete dias habitareis debaixo de tendas; todos os naturais em Israel habitarão em tendas; 43 para que saibam as vossas gerações que eu fiz habitar os filhos de Israel em tendas, quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor, vosso Deus.

Razao da Festa dos Tabernaculos - para relembrar os 40 anos no deserto em que os filhos de Israel habitaram em tendas, quando YHWH os tirou da terra do Egito. E proveu para eles de tudo em todo esse tempo. E mais uma vez, YHWH proveu o povo de Israel com o Messias, fazendo-O vir a Terra em forma humana e habitar entre nos! Para mim, esse eh um dos meus festivais favoritos, de enorme significancia, pois foi a epoca em que o Messias veio ao mundo, e na 2ª vinda de Yeshua todos nos celebraremos a vitoria Dele sobre os inimigos de Israel e estaremos celebrando, tambem, a redencao e expiacao do povo de Israel... Que festa linda serao estes 7 dias de Sukkot!!! Nao vejo a hora.... E voce?!

  • Mas e agora, o que eu faco com o Natal?
Tornou-se tradicao celebrar o "aniversario de Cristo" no dia 25 de Dezembro, desde quando o imperador Constantino, de Roma, estabeleceu. Se voce for ao post "ANTI-SEMITISMO E OS CRISTAOS - PARTE 4" voce vera como isso se deu no famoso Concilio de Niceia. Mas a grande e feia verdade eh que Jesus foi jogado na data de aniversario de um falso deus chamado Tamuz, filho de Ninrode e Semiramis, esses falsos deuses passaram seculos se reinventando e mudando de nome de acordo com o local e epoca... No final das contas eles nao passam de frutos do Baal da grande Babilonia (a mae de todas as falsas religioes, incluindo o Islam). 

Entao, ao inves de comemorarmos as datas festivas estabelecidas por YHWH no A.T., festas estas que Yeshua observou todas, o imperador Constantino fez o grande desfavor de paganizar a nossa fe. Muito mal... Mas, e agora? Como colocar as coisas direitas novamente? Eu nao sei! Ainda ha muita ignorancia e anti-semitismo, dentro o fora das igrejas cristas. As tradicoes tornaram-se muito fortes e o desejo de separacao eh mais forte do que o desejo de uniao para com o povo escolhido (os judeus).

Eu sou a favor de Cristo ser pregado em toda epoca do ano, sem duvida. Mas estaria mentindo se dissesse que nao me incomoda ver o Natal como representativo do nascimento de Yeshua, por dois motivos: porque ha evidencias da verdadeira epoca em que Cristo nasceu; e por ser uma data que antes fora dedicada a um deus pagao. Sem falar que ainda ha um 3º fator que eh importante observar: quem eh que pensa em Cristo no Natal mesmo? So os cristaos! E olhe la.... 

O Natal tem, cada vez mais, voltado as suas raizes pagas, com tradicoes pagas. E os cristaos participam das mesmas praticas... Quando que isso vai gerar ciumes nos judeus? Nunca! Judeu que eh judeu, que conhece a Lei (Torah) acha Natal e Pascoa (do coelhinho e na data Romana) super pagaos, e portanto, vai achar que o cristianismo eh uma religiao paga! Eles ja nao acreditam em Yeshua como Salvador, e se nos associamos Yeshua (Jesus) com praticas pagas... mais um motivo pra eles nao quererem nem assunto conosco!

Eu gostaria muito de ver a igreja voltando as raizes judaicas da fe, comemorando as festas apontadas por YHWH... Mas acho que eh muito tarde pra isso, so Yeshua que vai estabelecer essa pratica quando Ele vier pela 2ª vez e estabelecer seu reinado de 1000 anos no trono de Davi. Ate la, como individuos nos somos livres para comemorar os "moedim" com nossos irmaos judeus messianicos e compartilhar Yeshua com os judeus seculares e ortodoxos. E por que nao educar mais cristaos a respeito do calendario de YHWH? 

Esse sera meu 1º Natal apos minha mudanca de atitude... vamos ver como vai ser! Ate la... Feliz Sukkot e nos encontraremos mais vezes ate o Hanukkah!!! 

Shalom! 
S.P.
 

Referencias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentarios sao bem-vindos...