Páginas

blog layout

quarta-feira, 23 de março de 2016

Purim (Rainha Ester) - 24 e 25 de marco 2016

Ola meus queridos,

depois de um longo tempo sem postar nada (por mera falta de tempo), ca estou eu, gracas a Deus, com uma historia sensacional, que muitos de voces ja devem conhecer - A historia de Ester, a rainha judia da Persia!

O livro de Ester, na Biblia, eh um dos meus favoritos, pois mostra uma mulher sensata e forte, que o SENHOR colocou numa posicao de poder, apesar de ser num contexto de sofrimento para o povo judeu. Mas o SENHOR assim o fez para preservar Seu povo querido de ser exterminado naquela regiao.

O que acontece eh que, mais uma vez, o povo judeu foi conquistado por um imperio e vendido como escravos por todo esse imperio. Pra entender melhor, nada melhor do que um bom mapa. Vamos ver os mapas do imperio Persa no contexto de antigamente e como eh que ele esta agora (digo, geograficamente).

Imperio Persa de antigamente (Susa eh onde a historia de Ester se passa)


Mapa de hoje, mostrando a abrangencia do imperio Persa.

Como voces podem ver, o imperio Persa era grande pra caramba. Susa, onde se passa a historia de Ester ficava onde hoje eh o Iran, acho que quase fronteira com o Iraque.

No capitulo 1 do livro de Ester, o cenario eh bem claro...


Foi no tempo de Xerxes[a], que reinou sobre cento e vinte e sete províncias, desde a Índia até a Etiópia[b]Naquela época o rei Xerxes reinava em seu trono na cidadela de Susã e, no terceiro ano do seu reinado, deu um banquete a todos os seus nobres e oficiais. Estavam presentes os líderes militares da Pérsia e da Média, os príncipes e os nobres das províncias. (Ester 1:1-3)

Eu acredito que era um imperio bem organisado, com poder militar surpreendente, nobres a principes por todo o reino, que se extendia da India ate a Etiopia! Vendo no mapa, fica bem mais claro para perceber a extensao desse imperio. O templo sagrado de Jerusalem havia sido destruido mais de 50 anos antes do reinado do rei Xerxes, e os judeus tornaram-se suditos desse rei.

No capitulo 1, eh relatado sobre a pompa que o rei estava a exibir a todos os suditos do reino, com uma festa que durou mais de 180 dias, com fartura de comida e bebida, para pobres e ricos. A rainha Vasti tambem deu sua festa particular para as mulheres no palacio do rei.

No setimo dia da festa oferecida apenas aos suditos de Susa, o rei (que estava cheio de vinho) mandou chamar a rainha Vasti para ser exibida aos nobres, pois sua beleza era grandiosa! Mas Vasti recusou-se e o rei ficou irado. O rei, pois, consultou especialistas em lei e justica, como era de costume, para saber o que fazer para punir a rainha Vasti.

Considerando que era o imperio Persa e um rei soberano que teve seu ego destruido na frente de todos os nobres da Persia, a punicao foi ate razoavel... vejam o veredito...

16 Então Memucã respondeu na presença do rei e dos nobres: “A rainha Vasti não ofendeu somente o rei, mas também todos os nobres e os povos de todas as províncias do rei Xerxes, 17 pois a conduta da rainha se tornará conhecida por todas as mulheres, e assim também elas desprezarão seus maridos e dirão: ‘O rei Xerxes ordenou que a rainha Vasti fosse à sua presença, mas ela não foi’.18 Hoje mesmo as mulheres persas e medas da nobreza que ficarem sabendo do comportamento da rainha agirão da mesma maneira com todos os nobres do rei. Isso provocará desrespeito e discórdia sem fim.
19 “Por isso, se for do agrado do rei, que ele emita um decreto real, e que seja incluído na lei irrevogável da Pérsia e da Média, determinando que Vasti nunca mais compareça na presença do rei Xerxes. Também dê o rei a sua posição de rainha a outra que seja melhor do que ela. 20 Assim, quando o decreto real for proclamado em todo o seu imenso domínio, todas as mulheres respeitarão seus maridos, do mais rico ao mais pobre”. 
Ester 1:16-20
O rei aceitou o conselho de bom grado e assim enviou carta a todos do imperio, em cada provincia, em cada diferente lingua, dizendo que todo homem deve mandar em sua propria casa. Parece que ja estavam ensaiando para serem islamicos... hahaha... Mas o rei Xerxes, por pior que fosse, nao ganha do profeta Maome em maldade contra as mulheres, isso eu garanto.


No capitulo 2...


...deu-se inicio a procura por belas mocas virgens em todas as provincias para uma ser escolhida para ser a proxima rainha da Persia no lugar de Vasti. Antes de proceder, vamos relembrar de onde Mardoqueu (tio de Ester) veio parar na Persia (Iran).

Nesse tempo vivia na cidadela de Susã um judeu chamado Mardoqueu, da tribo de Benjamim, filho de Jair, neto de Simei e bisneto de Quis.Ele fora levado de Jerusalém para o exílio por Nabucodonosor, rei da Babilônia, entre os que foram levados prisioneiros com Joaquim[a], rei de Judá. Mardoqueu tinha uma prima chamada Hadassa, que havia sido criada por ele, por não ter pai nem mãe. Essa moça, também conhecida como Ester, era atraente e muito bonita, e Mardoqueu a havia tomado como filha quando o pai e a mãe dela morreram. 

Ester 2:5-7

Eu acho lindo o nome judeu de Ester - Hadassa! Lindo, lindo!!! Enfim, Ester foi uma das escohidas para ir ao harem do rei e receber tratamento de beleza para participar do concurso de beleza do rei. Mardoqueu, sendo muito sabio e temente ao SENHOR, disse a Ester para nao dizer a que povo pertencia - pois seria muito perigoso, por causa do anti-Semitismo da epoca.

O rei, entao, apos certo tempo de tratamento de beleza dado as mulheres, comecou a mandar chamar uma a uma. Ester, por sua incrivel beleza, agradou o rei mais que todas as outras virgens e ele a proclamou rainha no lugar de Vasti. E "o rei deu um grande banquete, o banquete de Ester, para todos os seus nobres e oficiais. Proclamou feriado em todas as províncias e distribuiu presentes por sua generosidade real". Ester 2:18.

O capitulo termina com Mardoqueu desfazendo uma conspiracao para matar o rei. Ele descobriu, contou para Ester, que contou ao rei em nome de Mardoqueu. E ao ser investigado, descobriram que era verdade e estes homens que conspiravam contra o rei foram executados por enforcamento.

No capitulo 3...


... Hamã, um nobre do reino, foi nomeado Primeiro Ministro pelo rei Xerxes. Hamã foi tao exaltado que todos deveriam se curvar diante dele, por ordens do rei. Mas Mardoqueu recusou-se, alegando ser judeu (e ele fez como Sadraque, Mesaque e Abednego, que nao se prostraram diante da estatua do rei Nabucodonosor). E advinha so? Deus honra aqueles que assim o fazem, as vezes honra na Terra, as vezes honra so la no Ceu, mas honra, o SENHOR sempre honra aqueles que sao fieis a ELE!

Hamã nao ficou nem um pouco feliz, e achou por bem eliminar todos os judeus em todo o imperio de Xerxes, so Mardoqueu era pouco pra ele, sendo um anti-Semita como era. Gente, em todo o imperio, isso significa matar os judeus que viviam espalhados por todo aquele grande imperio que voce pode ver no mapa acima (da India ate a Etiopia). Bem, a linhagem de Jesus viria desse povo, e assim sendo, YHWH ja tinha o plano tracado em como proteger o povo escolhido de ser aniquilado!

Vejam o relato biblico... eh bem claro o que acontece a seguir...


Então Hamã disse ao rei Xerxes: “Existe certo povo disperso e espalhado entre os povos de todas as províncias do teu império, cujos costumes são diferentes dos de todos os outros povos e que não obedecem às leis do rei; não convém ao rei tolerá-los. Se for do agrado do rei, que se decrete a destruição deles, e eu colocarei trezentas e cinqüenta toneladas[c] de prata na tesouraria real à disposição para que se execute esse trabalho”.
10 Em vista disso, o rei tirou seu anel-selo do dedo, deu-o a Hamã, o inimigo dos judeus, filho de Hamedata, descendente de Agague, e lhe disse: 11 “Fique com a prata e faça com o povo o que você achar melhor”.
12 Assim, no décimo terceiro dia do primeiro mês os secretários do rei foram convocados. Hamã ordenou que escrevessem cartas na língua e na escrita de cada povo aos sátrapas do rei, aos governadores das várias províncias e aos chefes de cada povo. Tudo foi escrito em nome do rei Xerxes e selado com o seu anel. 13 As cartas foram enviadas por mensageiros a todas as províncias do império com a ordem de exterminar e aniquilar completamente todos os judeus, jovens e idosos, mulheres e crianças, num único dia, o décimo terceiro dia do décimo segundo mês, o mês de adar, e de saquear os seus bens. 14 Uma cópia do decreto deveria ser publicada como lei em cada província e levada ao conhecimento do povo de cada nação, a fim de que estivessem prontos para aquele dia.
Ester 3:8-14

Que situacao!

No capitulo 4...


... nos vemos o quanto Ester tambem era uma mulher de Deus! Mardoqueu, ao saber do decreto de Hamã, chorou em alta voz pela cidade, vestido em panos de saco. E assim aconteceu com todo o povo judeu espalhados pelas provincias do grande imperio Persa - houve grande pranto e dor, muitos comecaram a jejuar e orar a DEUS.

Mardoqueu foi ate a porta do palacio de Ester. Visto estar vestido com panos de saco, nao foi permitido entrar no palacio. Assim, Ester mandou um de seus servos fieis ter com Mardoqueu e descobrir o que se passava. Assim Ester ficou sabendo de tudo. Mardoqueu pediu que Ester pedisse ao rei em favor de seu povo. Ester disse que nao podia entrar na presenca do rei sem ser chamada, que poderia ser morta se o fizesse, a nao ser que o rei a estenda o cetro de ouro. Sabendo da resposta de Ester, Mardoqueu respondeu:

12 Quando Mardoqueu recebeu a resposta de Ester, 13 mandou dizer-lhe: “Não pense que pelo fato de estar no palácio do rei, você será a única entre os judeus que escapará, 14 pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família do seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?”

Ester 4:12-14

E assim Ester respondeu:

15 Então Ester mandou esta resposta a Mardoqueu: 16 “Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei”.
17 Mardoqueu retirou-se e cumpriu todas as instruções de Ester.

Me encanta a resposta de Ester!!!

No capitulo 5...


... Ester, passado os tres dias de jejum e oracao, foi encontrar com o rei. O rei, ao ve-la, estendeu seu cetro de ouro para ela, mostrando misericordia e o quanto a amava. Ele perguntou a ela o que ela queria, e se fosse ate metade do reino lhe seria dado. Ela, com humildade diante do rei, convidou o rei e Hamã para um banquete que ela gostaria de servi-los.

E assim foram, rei Xerxes e Hamã, comer e beber nos comodos da rainha Ester. Hama estava radiante ao sair do palacio, pensando na grande honra que recebera. Mas ao sair ficou furioso novamente ao passar por Mardoqueu e ver sua indiferenca para com o Primeiro Ministro do rei. Ele foi para casa, e la se vangloriou de sua riqueza, de seus muitos filhos e de quanto o rei o tinha honrado. E mais, sua felicidade estaria completa se visse Mardoqueu morto.

A mulher de Hamã, querendo ajudar o marido, sugeriu-lhe que construisse uma forca de mais de 20 metros e que fosse pedir ao rei permissao para enforcar Mardoqueu. Hamã gostou da ideia e assim o fez.

No capitulo 6...


... o rei, naquela mesma noite, nao consegue dormir e chama seus servos para que leiam as cronicas do palacio para ele. Ouvindo a historia de como Mardoqueu desmascarou o plano de dois oficias da guarda de assassinar o rei, perguntou-lhes: "o que foi feito para honrar Mardoqueu por seu feito?" Eles responderam: "nada foi feito".

Inquietado por isso, o rei mandou chamar Hama. Sem que podesse proferir uma so palavra ao rei, este logo lhe perguntou: "o que se deve fazer ao homem que o rei tem prazer de honrar?" Haman pensou logo que era com ele e se encheu em sua resposta, dizendo:

“Ao homem que o rei tem prazer de honrar, ordena que tragam um manto do próprio rei e um cavalo que o rei montou, e que ele leve o brasão[a] do rei na cabeça. Em seguida, sejam o manto e o cavalo confiados a alguns dos príncipes mais nobres do rei, e ponham eles o manto sobre o homem que o rei deseja honrar e o conduzam sobre o cavalo pelas ruas da cidade, proclamando diante dele: ‘Isto é o que se faz ao homem que o rei tem o prazer de honrar!’”
Ester 6:7b-9.

E assim, o rei mandou fazer a Mardoqueu. Haman ficou furioso, mas teve que atender as ordens do rei, atrasando seus planos de executar Mardoqueu. Olha o SENHOR honrando seu servo fiel!

No capitulo 7...


... Haman e Xerxes vao ao segundo dia do banquete na casa de Ester. Perguntando o rei novamente a Ester, qual era seu pedido, Ester disse que seu pedido era que se fosse do agrado do rei, que sua vida e de seu povo fosse poupada, pois eles haviam sido vendidos para destruicao total. O rei, furioso, perguntou quem havia feito isso. E ela, protamente, apontou para Haman, chamando-o de perverso.

Haman ficou apavorado, o rei deixou a taca de vinho na mesa e saiu ao jardim do palacio para pensar. Haman ficou dentro da casa, implorando por sua vida a Ester. Quando o rei voltou, ficou mais furioso ainda ao ve-lo reclinado em Ester. Ele logo ordenou que seus guardas o levassem.

Um dos oficiais, chamado Harbona, disse ao rei que havia uma forca junto a casa de Haman, onde o mesmo planejava enforcar Mardoqueu, o homem que salvara a vida do rei. Ao ouvir isso, o rei logo ordenou que Haman fosse enforcado em sua propria forca.

No capitulo 8...


... O SENHOR honrou mais ainda a Mardoqueu e Ester. O rei da Persia ordenou Mardoqueu Primeiro Misnistro no lugar do Haman, transferiu todos os bens e riquezas de Haman para Ester, e Ester fez de Mardoqueu o administrador dessas riquezas. Mas o decreto de Haman ainda era valido.

Ester mais uma vez pediu ao rei que revogasse o decreto de Haman, mas o decreto havia sido selado com o selo do rei, nao poderia ser desfeito. Assim, os planos mudaram, havia que ser criado um segundo decreto, e assim foi escrito por ordens de Mardoqueu...

11 O decreto do rei concedia aos judeus de cada cidade o direito de se reunirem e de se protegerem, de destruir, matar e aniquilar qualquer força armada de qualquer povo ou província que os ameaçasse, a eles, suas mulheres e seus filhos[c], e o direito de saquear os bens dos seus inimigos. 12 O decreto entrou em vigor nas províncias do rei Xerxes no décimo terceiro dia do décimo segundo mês, o mês de adar[d]13 Uma cópia do decreto foi publicada como lei em cada província e levada ao conhecimento do povo de cada nação, a fim de que naquele dia os judeus estivessem prontos para vingar-se dos seus inimigos.
Ester 8:11-13

E assim o decreto foi enviado a cada provincia do reino, em cada lingua, da India ate a Etiopia. E foi motivo de jubilo e honra para todo judeu.

No capitulo 9... 


... a vitoria dos judeus contra seus inimigos foi iminente e avassaladora. Todos temiam os judeus, pois Mardoqueu era influente no palacio do rei, sua fama percorreu o reino inteiro. E assim, no 13º dia do mes de adar, os judeus feriram seus inimigos a espada. Ester pediu ao rei que desse aos judeus de Susa mais um dia para terminarem de aniquilar seus inimigos, e assim foi. Os judeus mataram os 10 filhos de Haman e peduraram seus corpos na forca. Mas de todos os inimigos dos judeus que foram mortos, os judeus nao confiscaram seus bens.

No 15º dia do mes de adar, os judeus descansaram e fizeram desse dia um dia de alegria e festa.

20 Mardoqueu registrou esses acontecimentos e enviou cartas a todos os judeus de todas as províncias do rei Xerxes, próximas e distantes,21 determinando que anualmente se comemorassem o décimo quarto e o décimo quinto dias do mês de adar, 22 pois nesses dias os judeus livraram-se dos seus inimigos; nesse mês a sua tristeza tornou-se em alegria, e o seu pranto, num dia de festa. Escreveu-lhes dizendo que comemorassem aquelas datas como dias de festa e de alegria, de troca de presentes e de ofertas aos pobres.
Ester 9:20-22.

29 Então a rainha Ester, filha de Abiail, e o judeu Mardoqueu escreveram com toda a autoridade uma segunda carta para confirmar a primeira, acerca do Purim. 30 Mardoqueu enviou cartas a todos os judeus das cento e vinte e sete províncias do império de Xerxes, desejando-lhes paz e segurança, 31 e confirmando que os dias de Purim deveriam ser comemorados nas datas determinadas, conforme o judeu Mardoqueu e a rainha Ester tinham decretado e estabelecido para si mesmos, para todos os judeus e para os seus descendentes, e acrescentou observações sobre tempos de jejum e de lamentação. 32 O decreto de Ester confirmou as regras do Purim, e isso foi escrito nos registros.
Ester 9:29-32

No capitulo 10...


A Grandeza de Mardoqueu

10 O rei Xerxes impôs tributos a todo o império, até sobre as distantes regiões costeiras. Todos os seus atos de força e de poder, e o relato completo da grandeza de Mardoqueu, a quem o rei dera autoridade, estão registrados no livro das crônicas dos reis da Média e da Pérsia. O judeu Mardoqueu foi o segundo na hierarquia, depois do rei Xerxes. Era homem importante entre os judeus e foi muito amado por eles, pois trabalhou para o bem do seu povo e promoveu o bem-estar de todos.

E essa eh a linda historia do Purim, da rainha Ester e seu tio Mardoqueu. Que a vitoria dos judeus sobre seus inimigos seja celebrada sempre. E mais ainda, a alegria de saber que YHWH, o DEUS de Abraao, Isaac e Jaco esta sempre com eles, livrando-os de serem aniquilados por seus inimigos. Mesmo com a negacao e os pecados de Israel, o SENHOR, que eh PAI, nao os abandona nunca. E assim tambem o faz hoje com os gentios.

Judeus e gentios sob o cuidado do mesmo DEUS, YHWH! Nos, gentios, somos irmaos de Israel, por adocao, atraves de Yeshua. Temos os mesmos direitos e os mesmos deveres. Como eu sempre digo, cristao de verdade protege o povo escolhido de DEUS, protege o direito dos judeus terem o pais deles de volta, dado por DEUS apos a tragedia do Holocausto.

Hittler agiu como Haman (assim como muitos outros antes de Hittler). O espirito que deseja aniquilar o povo escolhido eh um so! Satanas, o inimigo de nossas almas, sempre quis destruir o povo escolhido por Deus, assim como tenta destruir os gentios crentes em Yeshua tambem.

Se voce tem um amigo judeu, deseje-lhe um feliz Purim e diga-lhe o quanto voce esta feliz pela vitoria que DEUS concedeu a eles no tempo do rei da Persia. Que jeito bom de comecar uma conversa e de dizer o quanto voce eh grato ao povo judeu e a DEUS, pois sem esse povo, nao haveria YESHUA. E que o SENHOR mostra Sua infinita fidelidade para conosco por ter prometido fazer de Abraao uma grande nacao e Ele cumpre Sua promessa e sempre cumprira!

Purim este ano acontece nos dias 24 e 25/03/2016 (14 e 15 de adar no calendario judaico). Celebrem a fidelidade e o cuidado de DEUS!!!!

S.P.

________________________
Fontes:

Google imagens (Esther; Purim; Haman)
Biblia online NVI-PT




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentarios sao bem-vindos...