Olá, queridos leitores...
Esse post eu vou dedicar à minha querida amiga Anjinho, que me pediu umas dicas de como fazer algumas atividades para fazer com crianças no ensino do Inglês... Ressaltando que, você dá sua aula normal, aí faltando uns 10 ou 20 minutos para acabar a aula, você pega as crianças para brincar. Então lá vai....
1º) Brincadeira da forca... essa brincadeira toda criança conhece... Vamos supor que a aula foi sobre tipos de comida (food), então você vai dizer: "crianças, nós vamos brincar de forca, sobre a lição de hoje, kinds of food". Separa as crianças, pode ser meninos contra meninas, daí você pode colocar no quadro:
Boys X Girls
I I I I I
As letras que eles forem dizendo que não tem na palavra, você pode ir escrevendo do lado para eles não repetirem de novo! Outra coisa, estimule-os a dizer as letras em Inglês sempre. E o grupo que acertar a palavra deverá encerrar o jogo formando uma frase com aquela palavra!
2º) Brincadeira da cadeira... também super conhecida... você vai dispor as cadeiras de modo que sempre sobre uma criança em relação ao número de cadeiras. Toca a música... quando você parar a música, a criança que não encontrar cadeira para sentar vai ter que responder uma pergunta... aí você faz as perguntas referentes à lição daquele dia. Por ex.: "Diga uma frase com 'daddy'"
3º) Jogo da memória... vamos supor que a aula de hoje foi sobre cores... daí você preparou o jogo da memória das cores! Muito bom! Separa novamente as crianças em grupo A e grupo B, não precisa ser necessariamente só Boys contra Girls sempre... Senta numa rodinha no chão, dispõe as cartelas com as cores virados para o chão... aí o professor vai escolhendo uma criança de cada grupo para participar... Por ex.:
Teacher: Grupo A, Aline, vira uma cartela pra tia... (Aline vira)... What color is it, Aline? (Aline responde: Red)... Very good, Aline! Agora vira outra... (Aline vira.... se não for RED, você pergunta que cor é aquela de novo)... What color is it, Aline? (Aline responde: BLUE, teacher!). Ahhh... que pena, agora é a chance do grupo B... gente, vão prestando atenção aos coleguinhas para você verem onde estão as cartelas para fazerem os pares, ok?!
E assim vai, até todos eles acharem todos os pares das cores... E vai marcando os pontos para estimulá-los, porque criança adora competir para ganhar!
4º) Complete a figura... Você pode pedir pra escola imprimir essa figura bem grande, fixar na lousa e pedir para os alunos escreverem os nomes corretos nos devidos locais... separa em grupos, que fica mais divertido, aí você chama cada um de cada grupo pelo nome para fazer sua parte. Vai pontuando sempre...
5º) Passar o objeto.... essa brincadeira também é muito conhecida... você forma uma rodinha com as crianças, dá um objeto para elas ficarem passando de uma para a outra. Enquanto isso você pode colocar uma música... quando você parar a música, a criança que estiver com o objeto na mão vai pagar uma prenda. Pode ser: responder uma pergunta (what do you like to eat in the morning?); pode ser dizer um nome que você apontar no livro (ex: Teacher: Luana, what's this?; Luana: it's a dog; T: very good! Now make a sentence with 'dog'; Luana: my dog is cute! T: very good!)...
A criança que não souber responder ou responder errado sai da roda, mas não deixa de participar, pois você pode pedir para que ela faça a próxima pergunta para o próximo coleguinha que ficar com o objeto!
6º) Jogo da velha... Em Inglês se chama Tic-tac-toe (AmE) e Noughts and crosses (BrE). Você separa as crianças em dois grupos, A e B. Grupo A vai ficar com o círculo e o grupo B ficará com o X... Daí, você vai pegar uma criança de cada grupo, fazer o par ou ímpar para ver quem é que começa. Grupo B ganhou, por exemplo, aí você vai fazer uma pergunta relacionada à lição do dia para o grupo B, se eles responderem eles podem ir na lousa e colocar o "X" deles onde eles quiserem... Aí vai para o grupo A, faz a mesma dinâmica! O grupo que errar, quem vai colocar o círculo ou o "X" será o grupo rival... e assim vai até alguém conseguir dar o "xeque-mate"... ha ha ha ha.... :)
7º) Quadro do incentivo... Esse aqui eu acho muito bom! Aconselho a todo mundo esse aqui... Consiste em você fazer um big quadro, enfeite da maneira que você quiser, pode fazer o quadro e fixar na parede, rodeado de papel crepon... pode ser feito de EVA, enfim... da maneira que você achar melhor! Mas é um quadro para ficar na parede até completar o semestre ou ano... Independente do curso em questão ser semestral ou anual, nós vamos sempre trabalhar por semestre.
Você vai colocar o nome de cada aluno da turma em uma coluna e deixar espaços do lado... cada um que entregar as tarefas feitas em dia, comportar-se bem em sala de aula e participar ativamente vai ganhar uma estrelinha por semana... aquele que não fizer essas coisas não ganha estrelinha (pode ser um coração, um "x", qualquer coisa). Ao final de semestre você vai contar quem ganhou mais estrelinhas, ou seja, mais pontos. Aquele que ganhar receberá um prêmio... ex: caixa de chocolate, uma medalha, um broche, etc... fica a critério do professor, contanto que seja algo que incentive a criança e que a recompense por ter sido tão produtiva naquele semestre!
Isso irá estimular os outros a se envolver mais com as atividades a fim de ganharem prêmio, também, ao final do semestre seguinte!
Gente, criança é tudo de bom!!! Basta saber o jeitinho de lidar com elas e sempre dar ação para elas! Se onde você trabalha dispõe de muitas músicas infantis, outra dica muito boa é criar coreografias para as musiquinhas, a fim de fazê-las entrar no clima da música, sempre ensinando-as a letra da música e incentivando-as a cantarem e dançarem a corografia! É muito divertido! ♥
Espero que eu tenha ajudado, Anjinho!!! E se alguém tiver mais dinâmicas para acrescentar, por favor, adoraria saber!!! Bjssss..... :)
Esse post eu vou dedicar à minha querida amiga Anjinho, que me pediu umas dicas de como fazer algumas atividades para fazer com crianças no ensino do Inglês... Ressaltando que, você dá sua aula normal, aí faltando uns 10 ou 20 minutos para acabar a aula, você pega as crianças para brincar. Então lá vai....
1º) Brincadeira da forca... essa brincadeira toda criança conhece... Vamos supor que a aula foi sobre tipos de comida (food), então você vai dizer: "crianças, nós vamos brincar de forca, sobre a lição de hoje, kinds of food". Separa as crianças, pode ser meninos contra meninas, daí você pode colocar no quadro:
Boys X Girls
I I I I I
As letras que eles forem dizendo que não tem na palavra, você pode ir escrevendo do lado para eles não repetirem de novo! Outra coisa, estimule-os a dizer as letras em Inglês sempre. E o grupo que acertar a palavra deverá encerrar o jogo formando uma frase com aquela palavra!
2º) Brincadeira da cadeira... também super conhecida... você vai dispor as cadeiras de modo que sempre sobre uma criança em relação ao número de cadeiras. Toca a música... quando você parar a música, a criança que não encontrar cadeira para sentar vai ter que responder uma pergunta... aí você faz as perguntas referentes à lição daquele dia. Por ex.: "Diga uma frase com 'daddy'"
3º) Jogo da memória... vamos supor que a aula de hoje foi sobre cores... daí você preparou o jogo da memória das cores! Muito bom! Separa novamente as crianças em grupo A e grupo B, não precisa ser necessariamente só Boys contra Girls sempre... Senta numa rodinha no chão, dispõe as cartelas com as cores virados para o chão... aí o professor vai escolhendo uma criança de cada grupo para participar... Por ex.:
Teacher: Grupo A, Aline, vira uma cartela pra tia... (Aline vira)... What color is it, Aline? (Aline responde: Red)... Very good, Aline! Agora vira outra... (Aline vira.... se não for RED, você pergunta que cor é aquela de novo)... What color is it, Aline? (Aline responde: BLUE, teacher!). Ahhh... que pena, agora é a chance do grupo B... gente, vão prestando atenção aos coleguinhas para você verem onde estão as cartelas para fazerem os pares, ok?!
E assim vai, até todos eles acharem todos os pares das cores... E vai marcando os pontos para estimulá-los, porque criança adora competir para ganhar!
4º) Complete a figura... Você pode pedir pra escola imprimir essa figura bem grande, fixar na lousa e pedir para os alunos escreverem os nomes corretos nos devidos locais... separa em grupos, que fica mais divertido, aí você chama cada um de cada grupo pelo nome para fazer sua parte. Vai pontuando sempre...
5º) Passar o objeto.... essa brincadeira também é muito conhecida... você forma uma rodinha com as crianças, dá um objeto para elas ficarem passando de uma para a outra. Enquanto isso você pode colocar uma música... quando você parar a música, a criança que estiver com o objeto na mão vai pagar uma prenda. Pode ser: responder uma pergunta (what do you like to eat in the morning?); pode ser dizer um nome que você apontar no livro (ex: Teacher: Luana, what's this?; Luana: it's a dog; T: very good! Now make a sentence with 'dog'; Luana: my dog is cute! T: very good!)...
A criança que não souber responder ou responder errado sai da roda, mas não deixa de participar, pois você pode pedir para que ela faça a próxima pergunta para o próximo coleguinha que ficar com o objeto!
6º) Jogo da velha... Em Inglês se chama Tic-tac-toe (AmE) e Noughts and crosses (BrE). Você separa as crianças em dois grupos, A e B. Grupo A vai ficar com o círculo e o grupo B ficará com o X... Daí, você vai pegar uma criança de cada grupo, fazer o par ou ímpar para ver quem é que começa. Grupo B ganhou, por exemplo, aí você vai fazer uma pergunta relacionada à lição do dia para o grupo B, se eles responderem eles podem ir na lousa e colocar o "X" deles onde eles quiserem... Aí vai para o grupo A, faz a mesma dinâmica! O grupo que errar, quem vai colocar o círculo ou o "X" será o grupo rival... e assim vai até alguém conseguir dar o "xeque-mate"... ha ha ha ha.... :)
7º) Quadro do incentivo... Esse aqui eu acho muito bom! Aconselho a todo mundo esse aqui... Consiste em você fazer um big quadro, enfeite da maneira que você quiser, pode fazer o quadro e fixar na parede, rodeado de papel crepon... pode ser feito de EVA, enfim... da maneira que você achar melhor! Mas é um quadro para ficar na parede até completar o semestre ou ano... Independente do curso em questão ser semestral ou anual, nós vamos sempre trabalhar por semestre.
Você vai colocar o nome de cada aluno da turma em uma coluna e deixar espaços do lado... cada um que entregar as tarefas feitas em dia, comportar-se bem em sala de aula e participar ativamente vai ganhar uma estrelinha por semana... aquele que não fizer essas coisas não ganha estrelinha (pode ser um coração, um "x", qualquer coisa). Ao final de semestre você vai contar quem ganhou mais estrelinhas, ou seja, mais pontos. Aquele que ganhar receberá um prêmio... ex: caixa de chocolate, uma medalha, um broche, etc... fica a critério do professor, contanto que seja algo que incentive a criança e que a recompense por ter sido tão produtiva naquele semestre!
Isso irá estimular os outros a se envolver mais com as atividades a fim de ganharem prêmio, também, ao final do semestre seguinte!
Gente, criança é tudo de bom!!! Basta saber o jeitinho de lidar com elas e sempre dar ação para elas! Se onde você trabalha dispõe de muitas músicas infantis, outra dica muito boa é criar coreografias para as musiquinhas, a fim de fazê-las entrar no clima da música, sempre ensinando-as a letra da música e incentivando-as a cantarem e dançarem a corografia! É muito divertido! ♥
Espero que eu tenha ajudado, Anjinho!!! E se alguém tiver mais dinâmicas para acrescentar, por favor, adoraria saber!!! Bjssss..... :)
♥ Criança aprende brincando!!! ♥ |
Olha ela toda teacher!!! Quem te viu e quem te vê!
ResponderExcluirParabéns viu? - excelente!
Mal posso esperar para escutar as estórias das aulas de inglês! Bjos
Eita amiga wlu de montão. mas, tem coo vc enviar por email.......?
ResponderExcluirrsrsrs, é mta coisa pra eu copiar.
termacia@hotmail.com.
bjokas e obrigada pelo carinho.
Gi, já pensou nas estórias?! ha ha ha...
ResponderExcluirAnjinho, mando sim...
Bjssssss.... ♥
Excelentes ideias! Vou precisar muito dessas dicas!
ResponderExcluirBjss
Dani
Boas idéias! Também quanto mais as crianças ouvem Inglês, mais eles vão aprender.
ResponderExcluirAqui estão dois sites com bons recursos:
www.freekidstories.org - histórias bilingue gratuito - muitos têm uma lista de vocabulário no final.
www.nubeat.org - música as crianças em Inglês, com letras incluídas.
adorei!!!suas dicas muito me ajudaram...sucesso!
ResponderExcluiradorei as dicas,estou precisando para um trabalho em grupo da faculdade
ResponderExcluirobrigada
bjos
jaqueline do rosario
ótimas ideias! Sou professora de língua inglesa e meus alunos adoram o bingo, com números, cores, palavras.
ResponderExcluirelaine sexta 17. 02. 2012
ResponderExcluirGostei muita de suas ideias, vou precisar delas pois estou iniciando com crianças a partir de 02 anos...
Olá! Excelente trabalho!
ResponderExcluirGostaria de saber como criar um blog como o seu.Entre em contato meu email é: anacarladias@ibest.com.br
Beijos..
Ana
Muito legal!!
ResponderExcluirObrigada!
Muito legal!
ResponderExcluirBeijos!
Adorei suas ideias!
ResponderExcluirBacana demais!
Gostaria de receber dicas sobre conteúdos e didática para alunos a partir de 2 anos de idade. Please help me........Thank's> Meu e-mail fabisilveira.jw@hotmail.com
ResponderExcluirEu também, para 2 e 3 anos, marianalopes2002@yahoo.com.br
ExcluirThanksss
Olá.
ResponderExcluirExcelente. Sou professora de inglês também e estava pesquisando dinâmicas para minha aula de amanhã, cabei chegando aqui.
Obrigada.
Abraço
Boa noite!!! Amei seu blog, a organização, montagem, sou professora de inglês, trabalho com o ensino infantil e fundamental... é com apoios e suportes como o seu, que podemos fazer a diferença. É possível vc me enviar esse material por e-mail? Parabéns, muito sucesso!!! Profa. Ana Carolina. Abração!!! profcarolmartins@hotmail.com
ResponderExcluirParabéns.. muito bom!!
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirEstou iniciando agora começo de fevereiro 2 salas de crianças de 4 e 5 anos. Eles ainda não são alfabetizados sera que poderia me dar algumas dicas por favor.
agradeço antecipadamente.
Oi anonimo... :) Bom, nao tem segredo, nao! Como eles ainda nao sao alfabetizados, vc so vai precisar de ter muita criatividade, fazer muitas brincadeiras que levem ao aprendizado... Uma ideia muito boa eh fazer uso de bonecos, fantoches, etc... Dai vc pode criar uma estoria com esse personagem e usa-lo para ensinar Ingles para as criancas, elas adoram! Por exemplo: diz que o boneco so fala Ingles, entao so da pra falar em Ingles com ele e vc vai ensinando aos poucos um "hi", "hello", "good morning", etc... Tenha mto sucesso!!! :)
ExcluirTem uma brincadeira para ensinar girl e boy, vc só precisa de uma bola leve, faz uma roda com eles no chão, aí quando vc joga a bola e diz girl ou boy dependendo pra quem vc jogar a bola, e eles tem que fazer o mesmo. Aí dps vcs pode fazer abaixa e levanta, diz boy aí só os meninos abaixam, e por aí vai.
ExcluirEstava procurando dinâmicas e achei ótimo suas idéias, valeu mesmo !!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirAmeiiiiiiiiiii as dicas... Sempre que possível, poste mais pra gente... Missing London!
ResponderExcluirOlá, gostaria de saber se vc tem dicas de brincadeiras para crianças de 2 aninhos, dou aula de inglês numa pré-escola, para crianças de 2 a 5 anos, os maiores já é mais fácil, mas os de dois aninhos não tenho muitas idéias, se puderes me ajudar, agradeço muito!
ResponderExcluirOlá, gostaria de saber se vc tem idéias de brincadeiras para ensinhar inglês pra crianças de 2 aninhos!
ResponderExcluirObrigada.
OI BOM DIA
ResponderExcluirESTOU COM TURMINHAS DE 1º E 2º PERIODO E 1º E 2º ANO COM AULAS DE INGLES. ESTOU COM UMA DIFICULDADE EM ACHAR BRINCADEIRAS... POR FAVOR ME AJUDE.
E-MAIL: tchula.betim@gmail.com
obrigado
OI BOM DIA
ResponderExcluirESTOU COM TURMINHAS DE 1º E 2º PERIODO E 1º E 2º ANO COM AULAS DE INGLES. ESTOU COM UMA DIFICULDADE EM ACHAR BRINCADEIRAS... POR FAVOR ME AJUDE.
E-MAIL: tchula.betim@gmail.com
obrigado
MTO LEGAAAL TEACHER! ESTOU INICIANDO E VC ME DEU UMA LUZ RS DEUS TE ABENÇOE
ResponderExcluirmto legal teacher!!! estou iniciando e vc me deu uma luz rsrsr DEUS TE ABENÇOE :D
ResponderExcluirMTO LEGAAAL TEACHER! ESTOU INICIANDO E VC ME DEU UMA LUZ RS DEUS TE ABENÇOE
ResponderExcluirMUITO BOM, ME AJUDOU MUITO! BEIJO PRA VC TEACHER!
ResponderExcluirOla
ResponderExcluirestou iniciando como professora de ingles para crianças de 3 a 5 anos e gostaria de saber se vcs tem alguma atividade, brincadeira legal pra ensinar hello
Agradeço antecipadamente
It's very good, teacher!!
ResponderExcluirObrigado. Seu trabalho nos ajuda bastante! abraço!
ResponderExcluir